Banca de DEFESA: TATIANA FREITAS RIBEIRO ALCÂNTARA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TATIANA FREITAS RIBEIRO ALCÂNTARA
DATA : 05/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Via Plataforma Google Meet
TÍTULO:

LETRAMENTO CRÍTICO MULTIMODAL NA AULA DE LÍNGUA MATERNA: O REDESENHO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS COM DISCURSO RACISTA


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Letramento; Crítico; Multimodal; Racismo; Anúncio Publicitário


PÁGINAS: 127
RESUMO:

É papel da educação contemporânea desenvolver um trabalho que possibilite um olhar sobre as diversidadesque constituem a sociedade brasileira. Nesse sentido, trabalhar as relações étnico-raciais no contextoescolartraz à luz a instância de combater a instauração de uma formação racista, arraigada a conceitos históricoseculturais que perpassam diferentes práticas sociais. Com o objetivo de letrar critico-modalmente estudantesdoensino fundamental em relação ao racismo, a presente pesquisa, desenvolvida nas aulas de língua maternacom alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola cívico-militar da rede pública municipal deMaracanaú-CE, propõe-se a analisar o corpus gerado na prática de Letramento Crítico Multimodal constituídaa partir da análise de anúncios publicitários veiculados na internet que evidenciam umdiscurso racistaedaprodução textual baseada na proposta do Redesenho (JANKS, 2010). Para alcançar seus objetivos, otrabalhoamparou-se nas ideias de empoderamento de Freire (1987, 1996) e no Ciclo do Redesenho de Janks (2010, 2012) para tratar do letramento multimodal numa perspectiva crítica. Fundamentou-se ainda no aporteteórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica, de Fairclough (2001, 2003), que investiga a relaçãoentrelinguagem, sociedade e as relações assimétricas de poder. Para tratar da natureza multimodal dos anúnciospublicitários, empregou-se a teoria da Gramática do Design Virtual de Kress e van Leuwen (2006). Noqueserefere ao fenômeno do racismo e sobre como as pessoas negras são representadas na esfera publicitária, apesquisa baseou-se em Almeida (2019); Djik (2018, 2019); Guimarães (2009); Munanga (2005, 2020); eoutros. Sobre a abordagem dada ao gênero discursivo anúncio publicitário, foram utilizadas as colaboraçõesde Bakhtin (2011), Fiorin (2018), Marcuschi (2008) e Carvalho (2014). A fim de considerar estratégiasmetodológicas que, de forma didática e coerente, corroborassem para a compreensão das questõesqueenvolveram o presente estudo, é relevante destacar que a pesquisa apoiou-se na pesquisa-ação (TIOLLENT, 2011) e no Ciclo do Redesenho (JANKS, 2010, 2012). A constituição dos dados se deu por meio das respostascoletadas nos questionários pré-teste e pós-teste e pela produção textual do Redesenho (JANKS, 2010). Apesquisa-ação mostrou que as discussões fomentadas em sala, associadas às atividades de análise dos textos, eo contato com as teorias supracitadas, bem como a produção dos redesenhos (JANKS, 2010) contribuíramnãosó para a identificação, mas também para a desconstrução dos discursos ideológicos evidenciados nos textos. Em suma, a inter-relação desses conhecimentos vistos numa perspectiva mais ampladecontrução/desconstrução/reconstrução, conforme Janks (2012), corroborou o Letramento Crítico Multimodaldos discentes participantes da pesquisa, na medida em que também favoreceu umensino delínguasempoderador, com vistas, sobretudo, à mudança social. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1639 - JOSÉ ROBERTO ALVES BARBOSA
Externo à Instituição - Lucineudo Machado Irineu - UECE
Interno - 2616 - MOISES BATISTA DA SILVA
Interna - 5378 - VERONICA PALMIRA SALME DE ARAGÃO
Externo à Instituição - VICENTE DE LIMA NETO - UFERSA
Notícia cadastrada em: 02/05/2023 10:48
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