Banca de DEFESA: CARLA VANESSA DE OLIVEIRA SILVA

LOCAL: Via Plataforma Google Meet

CAROLINA CATADORA DE SONHOS: CAMINHOS DA SEQUÊNCIA
DIDÁTICA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA

Letramento literário; Sequência didática expandida; Carolina Maria de Jesus; Quarto de Despejo

Este estudo objetivou desenvolver uma sequência didática como proposta de letramento literário com estudantes do 9º ano do ensino fundamental, a partir da narrativa Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada, promovendo criticidade leitora sobre temáticas sociais presentes na obra. A problemática da pesquisa perpassa pelo modo de articulação de apresentar uma sequência didática com a obra Quarto de Despejoaos jovens de 14 a 15 anos. Assim, ocorreu elaboração de uma sequência didática expandida (COSSON, 2018) de leitura literária composta por 10 (dez) momentos interventivos vivenciados em uma escola pública no interior do Ceará. O método investigativo foi a pesquisa-ação, que busca interpretar, intervir e interagir com as necessidades da realidade escolar, tendo caráter qualitativa esocial. Os resultados obtidospermitiram perceber a relevância de vivenciar sequências didáticas a partir da leitura literatura afro-brasileira e negra na escola, como experiência de ensinamentos e aprendizados para professores, professoras e estudantes. Bem como, apresentar a escritora negra Carolina Maria de Jesus e contribuir com a luta antirracista tão necessárias na educação básica.

Presidente - 6118 - MARCOS VINICIUS MEDEIROS DA SILVA
Interna - 5378 - VERONICA PALMIRA SALME DE ARAGÃO