ORALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II
Oralidade; BNCC; PCN; Livro didático.
O estudo da oralidade diferentemente da escrita não é um tema recorrente no mundo da pesquisa, embora se saiba que esta faz-se presente nos documentos normativos brasileiros, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Porém, entende-se que a escola além de preparar para a escrita, deve também focar suas ações no desenvolvimento da linguagem oral como sendo relevante para a comunicação no meio social. A pesquisa objetiva investigar em que medida a oralidade está sendo contemplada nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II. Como questões norteadoras do estudo, destacam-se: Quais aberturas as BNCC e os PCN propõem para o despertar da oralidade nos educandos? De que forma o livro didático de Português vem desenvolvendo o trabalho com os gêneros orais entre os estudantes? E Como promover a prática da oralidade através do gênero debate, aliando o ensino de língua portuguesa a fim de promover o posicionamento crítico? Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, que consistirá na análise de uma coleção de livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental II.