Banca de DEFESA: DIOGO RODRIGUES DE BARROS

DISCENTE : DIOGO RODRIGUES DE BARROS
DATA : 03/04/2024
LOCAL: Video conferência (Google Meet)

PROPOSTA DE LEITURA COM O GÊNERO TEXTUAL CONTO: UMA EXPERIÊNCIA NO 8º ANO

Gêneros textuais. Conto. Leitura. Escrita.

Este trabalho apresenta uma pesquisa de natureza teórico-prática, voltada para os estudos em torno das dificuldades de leitura e de escrita do gênero conto dos alunos do 8º ano de uma escola pública no interior do Estado do Ceará. O objetivo geral deste trabalho consiste em analisar as práticas de leitura e de escrita dos alunos do 8º ano sobre o gênero conto, considerando as dificuldades que impedem o desenvolvimento da fluência leitora e, consequentemente, das práticas de escrita. Para isso, alguns objetivos específicos foram elencados, visando investigar como se desenvolvem as práticas de leitura e de escrita deste gênero textual em sala de aula, identificar as principais dificuldades dos alunos no desenvolvimento da fluência leitora e da produção textual de contos e conhecer as influências do contexto sociofamiliar no desenvolvimento de suas práticas de leitura e de escrita. Dada à natureza dessa investigação, a metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa-ação, por possibilitar melhor reconhecimento da realidade escolar e direcionamento na resolução de conflitos. Aplicou-se um questionário com fins diagnósticos, considerando não apenas as ações centradas no aluno, mas também as ações da escola e o envolvimento da família no processo de aprendizagem do aluno e de sua relação com as práticas de leitura e de escrita. Na sequência foi desenvolvida uma proposta de intervenção com foco no processo de leitura e de escrita do gênero conto para uma turma de alunos do 8º ano. A intervenção estruturou-se em três etapas, sendo estas o planejamento, a escrita e a reescrita do conto. O suporte teórico que acerca dos temas leitura, escrita e letramentos que embasaram este trabalho contam com estudiosos como Solé (1998), Kleiman (1995, 2012), Martins (2003), Platão e Fiorin (2006), Antunes (2007), Koch (2009), dentre outros. Os resultados obtidos na investigação revelam que a abordagem adotada proporcionou uma imersão profunda no universo da escrita criativa e da interpretação textual. Na primeira etapa, os alunos planejaram a escrita de um conto e foi possível observar uma significativa mobilização de suas habilidades cognitivas e criativas. Durante sua produção, na segunda etapa, observou-se um momento de liberdade criativa e de expressão, em que puderam dar vida às suas histórias, explorando suas ideias de forma criativa e original. Na terceira etapa, a experiência de reescrita dos contos oportunizou a reflexão sobre os feedbacks recebidos e o aprimoramento da escrita. Com base nas observações realizadas, o trabalho desenvolvido nesta proposta de intervenção ilustra uma possibilidade de promover o letramento dos alunos de maneira eficaz e significativa. Ao planejar, produzir e revisar um conto, os alunos não apenas praticaram suas habilidades de escrita, mas também desenvolveram competências relacionadas à leitura e à interpretação de uma diversidade de textos.

Interna - 1796 - ANTÔNIA SUELI DA SILVA GOMES
Interna - 7992 - CRÍGINA CIBELLE PEREIRA