Banca de DEFESA: REGINA MARIA FIRMINO BEZERRA

DISCENTE : REGINA MARIA FIRMINO BEZERRA
DATA : 27/03/2024
LOCAL: Modalidade remota via Google Meet - Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF)

A CARTA ABERTA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DA RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA E DO POSICIONAMENTO AUTORAL

Responsabilidade eunciativa; Ponto de vista do autor; Posicionamento autoral; Carta aberta.

Esta pesquisa volta-se para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas de professores de Língua Portuguesa da rede pública de ensino brasileira, especialmente no que diz respeito à produção e à recepção dos textos escritos pelos alunos. Tem como objetivos investigar como se dá a coesão polifônica no gênero carta aberta produzido por alunos do 8º e do 9º ano do ensino fundamental. A pesquisa busca analisar como os estudantes sinalizam no texto a responsabilidade enunciativa pelo que é dito e como constroem um posicionamento (engajamento ou instanciação) autoral nesse gênero. Tendo em vista o caráter interventivo dos trabalhos do Programa de Mestrado Profissional em Letras, a presente pesquisa almeja, como contribuição mais imediata, por meio de oficinas pedagógicas, uma colaboração para sanar as dificuldades dos alunos do ensino fundamental quanto ao gerenciamento de pontos de vista alheios no texto, principalmente, com a intenção de auxiliá-los na construção de um ponto de vista próprio. Teoricamente, esta investigação norteia-se pelos estudos de Adam (2011, 2019, 2022) no âmbito da Análise Textual dos Discursos, em diálogo com pesquisas do campo da enunciação e do discurso, com estudos já desenvolvidos na área da Linguística Textual e com as discussões acerca do ensino da produção de textos nas aulas de Língua Portuguesa. Em termos metodológicos, segue-se uma abordagem do tipo qualitativa, descritiva e interpretativa. Trabalha-se diretamente em sala de aula. Portanto, o estudo apresenta o caráter de uma pesquisa-ação (TRIPP, 2005), devido a sua finalidade interventiva. Para a execução em sala de aula, aplicaram-se oficinas pedagógicas seguindo o que é proposto no Programa Reading to Learn (Ler para Aprender), em que, por meio de círculos sucessivos interligados, desenvolvem-se atividades de escrita e de leitura, em grupo e individuais, que oportunizam a interação entre os estudantes (LÊDO; BEZERRA; COSTA-MACIEL, 2022). O programa é composto por um conjunto de opções para integrar a leitura e a escrita com o currículo escolar que inclui preparação para a leitura e leitura individual, construções conjuntas e individuais, escrita detalhada e reescrita com foco na estrutura gramatical e grafologia. O corpus deste estudo é composto por três cartas abertas produzidas por alunos do 8º e do 9º ano do ensino fundamental, nas quais buscamos analisar o ponto de vista, a imputação e as marcas linguísticas em que ocorrem a assunção da responsabilidade enunciativa. Como resultados, percebemos a autoria presente nas cartas escritas pelos alunos, desde sua organização às marcas e às diferentes posturas enunciativas dos locutores enunciadores primeiros. Vimos, a partir do uso de modalizadores que os L1/E1 concordam com o conteúdo do PDV do outro, estabelecendo uma relação de responsabilidade enunciativa. Com este trabalho, pretende-se contribuir para a área dos estudos linguísticos do texto e do discurso, em particular, para o fortalecimento das pesquisas no âmbito da responsabilidade enunciativa e do grupo de pesquisa ao qual esta investigação se vincula.

Interna - 7992 - CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
Externa à Instituição - CÉLIA MARIA DE MEDEIROS - UFRN