LITERATURA NA ESCOLA: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À FORMAÇÃO DE ESTUDANTES LEITORES
leitura literária; formação de leitores; letramento literário;
Esta pesquisa tem como objeto de estudo a investigação da formação em literatura das
professoras/leitoras que lecionam nos anos iniciais na Escola Municipal de Ensino Infantil e
Fundamental Vitória Bezerra, localizada no município de Cajazeiras – PB, para identificar
reflexo dessa experiência literária na formação de leitores na escola. Partindo de uma pesquisa
qualitativa de caráter interventivo, temos como objetivo geral investigar a formação literária
dessas professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, dada a condição de
mediadoras do texto sob a perspectiva do letramento literário. Em consonância com o tema
investigado, fundamentamos nossa pesquisa nas teorias de Soares (2008); Freire (2011); Britto
(2003); Jouve (2002); Amarilha (2013); Silva (2011), Cosson (2016), Souza (2004/2021);
Colomer (2007); Petit (2009) e Imbernón (2011), entre outros. O percurso metodológico se
delineou em duas fases que colaboraram com os dados registrados neste estudo, iniciando com
um questionário on-line e, na sequência, encontros formativos com foco na literatura com os
sujeitos de pesquisa. A partir do questionário aplicado entre as participantes, constatamos a
carência pontual de uma formação abalizada no que concerne à formação de leitores na escola,
dados que subsidiaram os temas dos encontros formativos que afloraram discussões coletivas
que repercutem em práticas docentes mais assertivas na formação de leitores literários e
também comprovam que é pujante a necessidade de uma política formativa específica para o
tema em questão. Por isso, como resultado, elaboramos um Fichário Pedagógico Literário com
propostas de sequências básicas do letramento literário com orientações didático-metodológicas
para aplicação nas turmas dos anos iniciais, no intuito de sistematizar um trabalho voltado à
formação de leitores.