Banca de DEFESA: CELIA REGINA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CELIA REGINA COSTA
DATA : 02/04/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual google meet
TÍTULO:

LITERATURA NA ESCOLA: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À FORMAÇÃO DE ESTUDANTES LEITORES

 


PALAVRAS-CHAVES:

leitura literária; formação de leitores; letramento literário;


PÁGINAS: 114
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a investigação da formação em literatura das
professoras/leitoras que lecionam nos anos iniciais na Escola Municipal de Ensino Infantil e
Fundamental Vitória Bezerra, localizada no município de Cajazeiras – PB, para identificar
reflexo dessa experiência literária na formação de leitores na escola. Partindo de uma pesquisa
qualitativa de caráter interventivo, temos como objetivo geral investigar a formação literária
dessas professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, dada a condição de
mediadoras do texto sob a perspectiva do letramento literário. Em consonância com o tema
investigado, fundamentamos nossa pesquisa nas teorias de Soares (2008); Freire (2011); Britto
(2003); Jouve (2002); Amarilha (2013); Silva (2011), Cosson (2016), Souza (2004/2021);
Colomer (2007); Petit (2009) e Imbernón (2011), entre outros. O percurso metodológico se
delineou em duas fases que colaboraram com os dados registrados neste estudo, iniciando com
um questionário on-line e, na sequência, encontros formativos com foco na literatura com os
sujeitos de pesquisa. A partir do questionário aplicado entre as participantes, constatamos a
carência pontual de uma formação abalizada no que concerne à formação de leitores na escola,
dados que subsidiaram os temas dos encontros formativos que afloraram discussões coletivas
que repercutem em práticas docentes mais assertivas na formação de leitores literários e
também comprovam que é pujante a necessidade de uma política formativa específica para o
tema em questão. Por isso, como resultado, elaboramos um Fichário Pedagógico Literário com
propostas de sequências básicas do letramento literário com orientações didático-metodológicas
para aplicação nas turmas dos anos iniciais, no intuito de sistematizar um trabalho voltado à
formação de leitores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 12923 - EMANUELA CARLA MEDEIROS DE QUEIROS
Interna - 1796 - ANTÔNIA SUELI DA SILVA GOMES
Interna - 13030 - JACIARA LIMEIRA DE AQUINO
Externa à Instituição - LEONEIDE MARIA BRITO MARTINS
Externa à Instituição - RENATA JUNQUEIRA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 01/04/2024 08:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern