Banca de DEFESA: EDMILSON GOMES DA SILVA FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDMILSON GOMES DA SILVA FILHO
DATA : 10/04/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Remota via google meet
TÍTULO:

A PRODUÇÃO DO GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino. Produção Escrita. Retextualização. Memórias literárias.


PÁGINAS: 101
RESUMO:

O presente trabalho buscou aplicar uma proposta didática que apresentasse direcionamentos
com práticas fomentadoras para a produção de textos verbais escritos proficientes, por parte de
alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) das séries finais do ensino fundamental, a partir
de uma pesquisa interventiva que pudesse contribuir para o crescimento da aprendizagem de
estudantes da educação básica. Assim, esta dissertação tem, como objetivo geral, examinar a
contribuição do processo de retextualização no gênero memórias literárias para a proficiência
escrita de alunos da EJA e, como específicos: identificar as operações de retextualização
executadas na passagem do texto falado para o texto escrito; reconhecer as estratégias de
retextualização e suas colaborações para o aprimoramento da proficiência escrita na Educação
de Jovens e Adultos (EJA), em séries finais do ensino fundamental; reconhecer as estratégias
de adequação linguística utilizadas na transformação de um texto de modalidade oral para um
texto de modalidade escrita. Dessa forma, para que se sistematizasse didaticamente o conjunto
de atividades pedagógicas norteadoras do trabalho interventivo, aplicou-se uma sequência
didática (SD), a fim de trabalhar a retextualização (MARCUSCHI, 2010) de um gênero oral
(entrevista) para um gênero escrito (memórias literárias), seguindo o modelo de SD preconizado
por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Outrossim, para o embasamento teórico dessa
pesquisa, explorou-se as contribuições de Bakhtin (2011), Koch e Elias (2010), Antunes
(2016), Marcuschi (2002, 2008, 2010), dentre outros autores, como também os documentos
orientadores e de normatização da Educação brasileira: a Base Nacional Comum Curricular
(2017) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). No que concerne ao corpus de análise,
este é composto por produções escritas de memórias literárias retextualizadas por alunos da
EJA IV (correspondente às duas últimas séries do ensino fundamental) de uma escola municipal
de um bairro periférico de Fortaleza (CE). Nessa perspectiva, optamos pela realização de um
trabalho que se caracterizou por ser uma pesquisa-ação (THIOLLENTE, 1986), explicativa
(GIL, 2002) e de natutreza aplicada (PRODANOV; FREITAS, 2013), cuja fonte de
informações é classificada como primária (produções discentes) e secundária (produções
bibliográficas); a abordagem é qualitativa (GUERRA, 2014) e o método de abordagem é o
indutivo (PRODANOV; FREITAS, 2013). Por fim, buscamos dar uma contribuição para a
promoção de novas práticas educacionais voltadas para o desenvolvimento da produção
escrita e para a reflexão sobre as atividades de produção escrita que os alunos realizam em
sala de aula. Esse objetivo foi alcançado, haja vista que os resultados apontaram êxito no
escopo profissional de potencializar as habilidades de nossos alunos para a produção escrita
proficiente, tendo como base os estudos acerca das estratégias de retextualização desenvolvidas
para a produção textual do gênero memórias literárias. Tal assertiva justifica-se pelo fato de
que, ao se realizar a análise das operações de retextualização utilizadas pelos alunos, por
exemplo, constatamos uma redução de cerca de 65 % do material fônico após a eliminação de
repetições e redundâncias, tornando o texto final mais conciso, objetivo e com condensação
informacional adequada.Desse modo, percebemos que a pesquisa empreendida apresentou
relevância para o aprimoramento da prática escrita de alunos da EJA de uma escola pública da
capital do Ceará, podendo servir de modelo para os demais docentes da rede e contribuir para
o desenvolvimento e/ou aprimoramento desse aspecto com os demais alunos.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 7992 - CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
Interna - 13030 - JACIARA LIMEIRA DE AQUINO
Interna - 792.475.394-04 - ADY CANÁRIO DE SOUZA ESTEVÃO - UFERSA
Externo à Instituição - JOSINALDO PEREIRA DE PAULA - FAPERN
Externa à Instituição - LORRAINE DE SOUZA PEREIRA - SEEC
Notícia cadastrada em: 03/04/2024 10:48
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