Banca de DEFESA: MACIO ROGÉRIO DO RÊGO URBANO BENÍCIO

DISCENTE : MACIO ROGÉRIO DO RÊGO URBANO BENÍCIO
DATA : 27/02/2023
LOCAL: Modalidade remota via Google Meet - Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF)

HETEROGENEIDADES ENUNCIATIVAS EM ATIVIDADES DE RETEXTUALIZAÇÃO POR ALUNOS DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: DO RELATO ÀS MEMÓRIAS LITERÁRIAS

Retextualização. Memórias Literárias. Ponto de vista. Heterogeneidades enunciativas. Gêneros do discurso.

Este trabalho objetiva, de forma geral, analisar as heterogeneidades enunciativas e a construção dos pontos de vista em memórias literárias produzidas por alunos do 7° ano do Ensino Fundamental II. Objetivamos especificamente: (i) descrever o processo de retextualização do gênero relato pessoal para o gênero memórias literárias; (ii) identificar as vozes presentes em memórias literárias dos alunos, verificando como eles constroem pontos de vista próprios em diálogos com essas vozes; (iii) interpretar os efeitos de sentido produzidos a partir de outros discursos presentes nas memórias literárias dos alunos. Para tal estudo, aplicamos uma sequência de 03 (três) oficinas em uma escola da rede estadual de ensino da Paraíba. Esta pesquisa é de natureza aplicada, pois pretende gerar novos conhecimentos e ao mesmo tempo resolver problemas; prática, pois se caracteriza por intervir no contexto do pesquisador e do pesquisado; empírica, por se basear na observação e experiências da vida. Nossa pesquisa é exploratória, isto é, faz com que o pesquisador se aproxime do fenômeno investigado, além de ampliar o conhecimento sobre o tema escolhido. É descritivo-interventiva, e segue uma abordagem qualitativa dos dados. Pode ser considerada uma pesquisa-ação, pois o pesquisador e os participantes da situação ou do problema estão envolvidos de maneira cooperativa e interativa. O corpus está constituído de produções textuais dos estudantes. Teoricamente, nos embasamos nos postulados e ideias de Bakhtin (2016), Possenti (2009) e Maingueneau (2013). Apoiamo-nos também na Teoria do Ponto de Vista de Alain Rabatel (2016, 2021), dialogando com a categoria das heterogeneidades enunciativas, de Jaqueline Authier-Revuz (1990, 2004, 2007 e 2011). Discutimos sobre o gênero memórias literárias e retextualização a partir das discussões de Marcuschi (2010). Abordamos os conceitos de texto, leitura, produção de textos e escrita criativa baseados nas discussões de Geraldi (2013), Elias e Koch (2008), Roxane Rojo (2015), PCNs e BNCC. Além disso, consideramos as reflexões teóricas de Moran (2015), Rojo e Barbosa (2015) sobre tecnologias educacionais. Os resultados das análises mostram que o Aluno narrans (parafraseando Rabatel) consegue dialogar constantemente com vários outros discursos, quer seja consciente disso ou não, explícita ou implicitamente. Ele é capaz de se colocar no lugar do outro e falar a partir do discurso alheio, sabe emitir opiniões e elaborar um ponto de vista sobre os temas propostos nas atividades escolares. Alguns com mais habilidade outros com menos, são criativos e sabem dialogar com e por intermédio do outro. No entanto, a vivência em sala de aula é desafiadora em relação ao processo de conquista da atenção dos alunos, uma vez que nem todos participaram da intervenção. Almejamos que esta pesquisa alcance tanto acadêmicos quanto professores da rede básica, que possa despertar o interesse pela reflexão em torno da escrita e reescrita de textos em sala de aula. É evidente que os resultados desta pesquisa não podem ser vistos como práticas já finalizadas, foi uma experiência que nos levará a muitas outras. Esperamos que venha a colaborar e enriquecer ainda mais a discussão em torno dos gêneros discursivos, mais especificamente memórias literárias.

Presidente - 7981 - ROSÂNGELA ALVES DOS SANTOS BERNARDINO
Interna - 7992 - CRÍGINA CIBELLE PEREIRA