Banca de DEFESA: LINDENBERG RIBEIRO DA SILVA

DATA : 31/03/2023
LOCAL: CAPF - Via Google Meet

CONTRIBUIÇÕES DO TEXTO LITERÁRIO PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO LEITOR

Texto literário. Formação do sujeito. Leitura. Contribuições. Leitor.

Contribuições do texto literário na formação do sujeito é tema de interesse de docentes e pesquisadores, tais como Antonio Candido (1972), Michéle Petit (2010), Tzvetan Todorov (2009), e muitos outros que fundamentaram a pesquisa aqui desenvolvida. Objetivando analisar a ocorrência de contribuições do texto literário na formação do sujeito, este trabalho investiga tais registros no âmbito das aulas de língua portuguesa, ocorridas ao longo do ano letivo de 2021, na turma de Oitavo Ano B da Escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Rocha, em Fortaleza, capital do Ceará. Conforme preconiza a metodologia da pesquisa-ação, em cuja base este estudo assentou seus pilares, foram planejadas e desenvolvidas etapas que nortearam a realização de cada objetivo traçado. Como objetivo geral, este estudo visou identificar que contribuições o texto literário aporta na formação do aluno leitor da turma analisada. A pesquisa implementada usou a metodologia da pesquisa-ação educacional, bem como suas ferramentas de coleta e análise, a saber, a gravação e a aplicação de questionário de pesquisa de opinião. A metodologia foi posta em prática tomando como referencial teórico os autores já anunciados, que são Candido (1972), Petit 2010) e Todorov (2009). A conclusão resultou em uma lista de contribuições que a leitura de textos literários aportou na formação do sujeito leitor da turma do Oitavo Ano B do ano de 2021 da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Rocha, em Fortaleza, capital do Ceará.

Presidente - 12233 - CONCÍSIA LOPES DOS SANTOS
Interna - 12923 - EMANUELA CARLA MEDEIROS DE QUEIROS