Banca de DEFESA: MÁRCIA MATOS BARBOSA

DISCENTE : MÁRCIA MATOS BARBOSA
DATA : 27/04/2023
LOCAL: Remoto (Google Meet)

LETRAMENTO LITERÁRIO: EXPERIÊNCIAS COM POESIA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Letramento literário. EJA. Agente social de leitura. Poesia.

A Dissertação aborda proposições de atividades de leitura com foco textual na poesia e que envolve agentes sociais de leitura nas práticas escolares em corpus construído com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental, de uma escola pública localizada na zona sul de Fortaleza, no Ceará. O objetivo geral norteia-se em promover a leitura literária como centro da aprendizagem para contribuir com a formação de sujeitos-leitores na EJA. De natureza qualitativa, a abordagem de pesquisa adotada inspira-se nos passos da pesquisa-ação-epistemológica, passível de mudanças nas etapas do processo pelo teor interativo com os agentes envolvidos. Os dados básicos levantados, como relatos e questionário, revelam vivências da comunidade escolar e os níveis de letramento para experienciar a Proposta de Sequência Básica Poética (PSBP) em que se insere e se adapta à realidade social dos sujeitos em práticas de oficinas por temas geradores para leitura, pesquisa e reprodução de textos com abordagem humanizada em etapas de motivação, introdução, apreciação e materialização. O escopo teórico tem bases em ÁLVARES (2012), ARROYO (2017) e FREIRE (1984) para o entendimento dos sujeitos: educador e estudante jovem-adulto-trabalhador na EJA. Fundamenta-se estudos do letramento e leitura literária em KLEIMAN (1995; 2001; 2007) LAJOLO (1993; 2001; 2018), COSSON (2009), ROUXEL (2012) e TODOROV(2009) e revisão em LA com análise de SILVA (2021). As considerações do estudo se encaminham para a proposição de reflexões sobre a prática pedagógica na EJA e as especificidades do trabalho com o gênero textual poema, com a análise dos instrumentais nas etapas do processo experimental da pesquisa e as propostas adaptáveis como contribuição para o letramento literário como valor principal na aprendizagem, em que os eventos poéticos propostos aos sujeitos-educandos e aos educadores-sociais da EJA aprimorem os saberes cotidianos dialogados entre as práticas escolares e os discursos acadêmicos.

Presidente - 1796 - ANTÔNIA SUELI DA SILVA GOMES
Interna - 12923 - EMANUELA CARLA MEDEIROS DE QUEIROS