Banca de DEFESA: VALDILENE GOMES DE MORAIS

DISCENTE : VALDILENE GOMES DE MORAIS
DATA : 14/04/2023
LOCAL: Campus de Caraúbas - UFERSA

A INTERTEXTUALIDADE EM TEXTOS ESCRITOS POR CRIANÇAS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Intertextualidade. Ensino. Produção Escrita

Com o intuito de intervir no processo de aprendizagem dos estudantes, apresentamos uma proposta que visa desenvolver um trabalho voltado para o uso da leitura e da escrita envolvendo o gênero conto. Desta forma, oportunizar o aluno a compreender a leitura como uma atribuição de sentido ao texto, realizada de maneira crítica, e com relação à escrita, implementar a intertextualidade como ferramenta para despertar a posição reflexiva em razão da sua importância para a construção de textos e dos sentidos. Assim, o trabalho apresenta como objetivo geral: analisar textos de estudantes do 4º ano do ensino fundamental, a fim de observar as relações intertextuais estabelecidas para a construção de sentido com outros textos de seu conhecimento e os específicos: i) compreender a intertextualidade como elemento de construção de sentido do conto infantil; ii) analisar que tipos de intertextualidade são mais frequentemente presentes nas produções escritas dos estudantes; iii) elaborar uma proposta de trabalho de leitura e escrita tendo como enfoque a intertextualidade e habilidades de produção escrita a partir do conto infantil. Quanto ao procedimento metodológico, trata-se de uma pesquisa do tipo aplicada, de abordagem qualitativa, definida como uma pesquisa-ação de caráter interventiva. O corpus da análise é composto por textos pertencentes ao gênero conto, realizados ao longo de oficinas pedagógicas com alunos do 4º Ano. O estudo tem como finalidade trabalhar as relações intertextuais que os textos poderão estabelecer, contribuindo para a prática de produção textual de estudantes. A análise dos dados, de acordo com a delimitação da pesquisa terá um cunho interpretativo, por analisar as produções textuais dos alunos. O trabalho é realizado em uma escola pública em Juazeiro do Norte/CE. Para o embasamento teórico metodológico dessa pesquisa, elencamos os estudos a partir de Silva (2018), Bentes (2006), Mascuschi (2008; 2010), Koch e Elias (2008), Cavalcante (2012), Carvalho (2018), Bakhtin (1986,1997) dentre outros autores, como também os documentos oficiais redigidos pelo Ministério da Educação. A pesquisa busca contribuir com a discussão sobre as atividades de leitura e escrita que os alunos estão desenvolvendo em sala de aula. Além disso, pretendemos discutir sobre as estratégias que podemos utilizar para melhorar a prática pedagógica no ensino fundamental, a fim de possibilitar situações concretas e significativas de produção textual.

Presidente - 071.528.954-30 - ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA - UFERSA
Interna - 1796 - ANTÔNIA SUELI DA SILVA GOMES