Banca de DEFESA: ANTONIA CÍCERA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTONIA CÍCERA SILVA
DATA : 25/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

“Argumentação em memes produzidos por alunos do 9⁰ ano da Escola Francisco Castelo de Castro em Farias Brito - CE”


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Língua Portuguesa. Sequência Didática. Produção textual. Meme.


PÁGINAS: 189
RESUMO:

A presente pesquisa constitui-se na investigação sobre como os alunos do 9º ano, da EEF Francisco Castelo de Castro, do distrito de Nova Betânia, Farias Brito-CE, produzem argumentação em memes. Diante disso, temos como objetivo principal analisar, a partir da teoria da argumentação de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), a proposta de ensino do gênero meme em aulas de Língua Portuguesa nessa escola. Quanto aos objetivos específicos destacamos: (1) Realizar a intervenção por meio de uma sequência didática sobre a argumentação em meme; (2) Analisar as teses argumentativas usadas pelos alunos na produção dos memes; (3) Investigar como os alunos fazem uso dos valores e suas hierarquias, técnicas, lugares da argumentação na produção de meme para defender seus pontos de vista. Para o alcance desses objetivos, nos embasamos nos conceitos-chaves sobre teses, técnicas, valores, hierarquias e lugares da argumentação estabelecidos pelo ponto de vista teórico da argumentação na perspectiva da Nova Retórica, através da teoria da argumentação de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e no “Império Retórico” de Perelman (1992); outrossim, apoiamo-nos nas pesquisas de Abreu (2009), Reboul (1998), Souza (2008) e outros que apresentam relevantes reflexões sobre a argumentação. Através dos estudos de Bakhtin (1992 e 2016), de Marcuschi (2008 e 2010) compreendemos a linguagem no sentido dialógico e o gênero textual enquanto prática social que se materializa no texto. Os PCN (1998), BNCC (2017), Antunes (2003 e 2009), Nascimento (2015) e outros fundamentam a discussão acerca do ensino de Língua Portuguesa com foco no gênero textual. No que se refere ao gênero meme, ancoramo-nos em Chagas (2020) que apresenta a cultura dos memes, definindo-o como gênero multimodal. Diante desse fato, tomamos como aporte o estudo de Rojo (2012 e 2013), etc. cujas abordagens se declinam sobre a multimodalidade no ensino. A pesquisa é de natureza qualitativa e trata-se de uma pesquisa-ação, com metodologia interventiva, a partir da aplicação do projeto de intervenção para verificar como os alunos operam a argumentação na escrita de memes, obtendo, assim, o corpus. A metodologia aqui centra-se na releitura de memes e na sequência didática com base em Dolz, Noverraz e Schneuwly, (2004) para a escrita e a análise de 10 memes produzidos pelos alunos. Na análise foi compreendido que os alunos/oradores organizam e fazem uso da argumentação, considerando teses, técnicas, valores, hierarquias e lugares argumentativos. Essas situações dialógicas de produção do meme, com foco na argumentação, através da sequência didática, contribuíram para a formação significativa dos alunos, já que esses organizaram suas teses fazendo uso da multimodalidade, através da escolha de elementos verbais e não verbais, para demonstrar os valores, hierarquias, lugares e técnicas argumentativas nos seus textos. Assim, o trabalho está estruturado numa sequência didática que oportuniza aos estudantes e aos professores se apropriarem do gênero meme, ao passo que cumpre a função social de fomentar o saber linguístico como instrumento do discurso crítico em que a argumentação se faz presente. 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 941.917.864-15 - CLÉCIDA MARIA BEZERRA BESSA - UFERSA
Interna - 7992 - CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
Externo ao Programa - 041.366.184-92 - ANTONIO FLÁVIO FERREIRA DE OLIVEIRA - UFERSA
Externa à Instituição - MARIA VANICE LACERDA DE MELO BARBOSA - UFCG
Externo à Instituição - Maria do Socorro Cordeiro de Sousa
Notícia cadastrada em: 24/04/2023 09:06
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