Banca de DEFESA: SANDRA REGINA SILVA DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SANDRA REGINA SILVA DE ALMEIDA
DATA : 27/04/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Virtual Plataforma Google Meet
TÍTULO:

O PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO NA PRODUÇÃO ESCRITA DO GÊNERO BIOGRAFIA


PALAVRAS-CHAVES:

Biografia. Produção de texto. Retextualização


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Nesta dissertação, abordamos a retextualização em biografias produzidas por
alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no interior do
estado do Pará. Tendo como objetivo principal investigar o processo de
retextualização do gênero entrevista para o gênero biografia, considerando seus
aspectos composicionais e as operações de retextualização. Para direcionar os
estudos sobre os gêneros discursivos, buscou-se suporte em Bakhtin (2003) e
demais autores como Marcuschi (2001, 2005 e 2010), Dolz (2004), Koch e Elias
(2012) que corroboram com o estudo dos gêneros, tanto orais quanto escritos, na
sala de aula. Nesse sentido, buscou-se aporte ainda nos documentos oficiais que
orientam o ensino da Língua Portuguesa: PCNs (1998) e BNCC (2017). Para
caracterização do gênero em estudo, a biografia, ancoramo-nos nos estudos de
Dosse (2009), Saraiva, Schemes e Araújo (2011) e Cardoso (2012). Para tratar do
processo de retextualização e suas contribuições para o ensino da produção de
texto em sala de aula, apresentamos aporte teórico baseado nos estudos de
Marcuschi (2010) e Dell’Isola (2007). O percurso metodológico desta pesquisa,
baseia-se nos estudos de Bogdan e Biklen (1994), Bortoni-Ricardo (2008), Thiollent
(2011) dentre outros, com base nos quais descrevemos a pesquisa qualitativa e
interventiva; os sujeitos envolvidos; a caracterização da construção do corpus obtido
por meio de uma intervenção em sala de aula realizada a partir da aplicação de uma
sequência didática, que deu suporte para a coleta de dados. Dessa forma, a
entrevista oral foi transcrita e depois retextualizada para o gênero biografia escrita.
As análises aportadas de forma empírica em dados qualitativos, consentiram
reconhecer as contribuições do processo de retextualização para a ampliação da
escrita dos alunos participantes desta pesquisa. Além de contribuir para o
desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita, pode-se perceber que o trabalho
com o gênero biografia, também proporciona ao discente desenvolver-se enquanto
cidadão, tendo em vista que o ajuda a perceber e enxergar a vida pela perspectiva
do seu semelhante, entender suas alegrias, esperanças, frustrações, fracassos e
êxitos. Esses fatores possibilitam a reflexão sobre o outro, fazendo com que o
aprendizado aconteça também a partir da história de vida de outras pessoas. Por
meio dos resultados adquiridos, entende-se que o presente trabalho pode contribuir
para gerar reflexões e perspectivas para o ensino da escrita no Ensino Fundamental,
pois ao nos apropriarmos das inúmeras possibilidades de planejamentos e decisões
didáticas que podemos exercer na nossa prática pedagógica cotidiana,
conseguiremos também atender às necessidades educacionais dos nossos alunos
de forma mais ampla.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 7992 - CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
Interna - 941.917.864-15 - CLÉCIDA MARIA BEZERRA BESSA - UFERSA
Externa ao Programa - 13386 - LORRAINE DE SOUZA PEREIRA
Externo à Instituição - JOSINALDO PEREIRA DE PAULA - FAPERN
Externa à Instituição - SAYONARA ABRANTES DE OLIVEIRA UCHOA - IFPB
Notícia cadastrada em: 24/04/2023 09:06
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