LETRAMENTO LITERÁRIO: EXPERIÊNCIAS COM POESIA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Letramento literário. EJA. Agente social de leitura. Poesia.
A Dissertação aborda proposições de atividades de leitura com foco textual na poesia e envolve agentes sociais de leitura nas práticas escolares, a partir de um corpus construído com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental, de uma escola pública localizada na zona sul de Fortaleza, no Ceará. O objetivo geral norteia-se em promover a leitura literária como centro da aprendizagem para contribuir com a formação de sujeitos-leitores na EJA. De natureza qualitativa, a abordagem de pesquisa adotada inspira-se nos passos da pesquisa-ação-epistemológica, passível de mudanças nas etapas do processo pelo teor interativo com os agentes envolvidos. Os dados básicos levantados, como relatos e questionário, revelam vivências da comunidade escolar e os níveis de letramento para experienciar a Proposta de Sequência Básica Poética (PSBP) em que se insere e se adapta à realidade social dos participantes em práticas de oficinas, através de temas geradores para leitura, pesquisa e reprodução de textos com abordagem humanizada em etapas de motivação, introdução, apreciação e materialização. O escopo teórico tem bases sociais em Álvres (2012), Arroyo (2017), Freire (1984) e Soares (2009) para o entendimento dos agentes: educador e estudante jovem-adulto-trabalhador na EJA. Fundamenta-se nos estudos do letramento e da leitura literária em Kleiman (1995, 2001, 2007); Lajolo (1993; 2001; 2018), Cosson (2009), Rouxel (2012) e Todorov(2009); a revisão da Linguística Aplicada com Silva (2021) e ainda para análise poética em Cândido (2004); Pinheiro, H. (2018) e Moisés (2019). As considerações do estudo se encaminham para a proposição de reflexões sobre a prática pedagógica na EJA e as especificidades da estética textual do poema, com a análise dos instrumentais nas etapas do processo experimental da pesquisa e as propostas adaptáveis como contribuição para o letramento literário como valor principal na aprendizagem, em que os eventos poéticos propostos aos sujeitos-educandos e aos educadores-sociais da EJA aprimorem os saberes cotidianos dialogados entre as práticas escolares e os discursos acadêmicos.