Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNIELLY DE BRITO

DISCENTE : ANNIELLY DE BRITO
DATA : 18/05/2023
LOCAL: A distância

DISCURSIVIDADES DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E IDENTIDADES: UMA PROPOSTA DE LEITURA ANTIRRACISTA POR ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Discurso. Educação étnico-racial. Linguagem social.

Na perspectiva discursiva, este trabalho discorre sobre as relações étnico-raciais por meio do uso da linguagem social antirracista produzidas por alunos de uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental, em uma escola estadual situada na cidade de Cajazeiras/PB. Objetivamos investigar as discursividades de sentido das relações étnico-raciais e a constituição de identidades antirracistas em leitura nas formações de estudantes do Ensino Fundamental II. Utilizam-se as fundamentações teóricas de poder de Foucault (2005), dos estudos discursivos de Pêcheux (1997) e de Orlandi (2005) e das relações étnico-raciais a partir de Gomes (2002), de Souza (2005) e de Munanga (2005). Trazemos também as contribuições de leitura como fator social de Leffa (1996), assim como as orientações e as contribuições das leis que estão vigentes que tratam do tema, a Lei 9394/96 e a Lei 10.639/2003 e suas Diretrizes e o plano de educação sobre a diversidade étnico-racial na escola (2004). No que se refere à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativista dos dados gerados, com pesquisa-ação. A metodologia se desenvolve com a resposta de um questionário, a realização de rodas de conversas e de oficinas temáticas que geram discursos para a análise dos dados. A pesquisa também se configura de caráter descritivo-interpretativista, uma vez que os discursos dos alunos serão analisados dentro do corpus da pesquisa de modo a contemplar as diversas pautas da sociedade.

Presidente - 792.475.394-04 - ADY CANÁRIO DE SOUZA ESTEVÃO - UFERSA
Externa ao Programa - 2421 - FRANCISCA MARIA DE SOUZA RAMOS LOPES