Banca de QUALIFICAÇÃO: Edilânia da Silva Gonçalves

DISCENTE : Edilânia da Silva Gonçalves
DATA : 30/06/2023

PROJETO DE LETRAMENTO: IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS ARGUMENTATIVOS

PALAVRAS-CHAVE: Projeto de Letramento. Leitura e escrita. Gêneros argumentativos.

Esta pesquisa tem como objeto de estudo Projeto de Letramento (PL), que se caracteriza por apresentar uma proposta de ensino em que leitura e escrita sejam desenvolvidas a partir das práticas sociais e reais da vida do educando. Nesse sentido, na perspectiva de ressignificar o ensino de Língua Portuguesa (LP), mais especificamente de argumentação, o estudo tem como objetivo geral desenvolver um PL e analisar suas implicações nas competências argumentativas de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos temos: construir situações específicas de aprendizagem ligadas à argumentação por meio de um PL; instigar os discentes do 8º ano do Ensino Fundamental a argumentarem enquanto prática social; identificar nos textos produzidos pelos alunos marcas que sinalizem o aperfeiçoamento da competência argumentativa; avaliar a eficácia do PL enquanto dispositivo didático em aulas de LP. Teoricamente, o estudo fundamenta-se nos pressupostos de vários estudiosos, no que concerne ao estudo de gêneros seguimos a perspectiva de Bakhtin (2003). Sobre ensino de texto Antunes (2003), (2014), Koch; Elias (2010). Quanto ao ensino de textos argumentativos Fiorin (2015), Koch e Elias (2016). No que se refere aos estudos de letramentos, temos como norteadores Kleiman (1995), Oliveira; Tinoco e Santos (2011), Rojo (2009). No que diz respeito aos PL, Kleiman (2000), Tinoco (2008), Aquino (2019), entre outros. Em termos metodológicos esta pesquisa-ação de abordagem qualitativa está situada no campo da Linguística Aplicada (LA) e nos estudos de letramentos, quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa será de campo. Os participantes da investigação são os alunos do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado do Rio Grande do Norte. As ações do projeto foram realizadas coletivamente a partir da problemática situada “gravidez na adolescência”, a qual está relacionada ao contexto dos estudantes. Para geração de dados consideramos todo o percurso e materiais produzidos durante o desenvolvimento do PL, entretanto, para constituição do corpus elencamos três categorias de análise, as quais foram: os eventos de letramentos: palestra, aula de ciências e roda de leitura; o processo de escrita e reescrita de uma carta aberta direcionada aos adolescentes; e, por fim analisamos as contribuições do projeto por meio de ações como produção e divulgação de cartilha informativa, culminância e avaliação do projeto pelos alunos.

Presidente - 13030 - JACIARA LIMEIRA DE AQUINO
Interna - 7992 - CRÍGINA CIBELLE PEREIRA