Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO DE ASSIS MARTINS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO DE ASSIS MARTINS DA SILVA
DATA : 27/06/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Plataforma google meet
TÍTULO:

A ARGUMENTAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ESCRITA E REESCRITA DO GENERO CARTA ABERTA


PALAVRAS-CHAVES:

Argumentação; ensino; escrita; reescrita; gênero carta aberta.


PÁGINAS: 157
RESUMO:


A presente pesquisa de mestrado (Profletras/UERN), discute conceitos da argumentação e analisa a escrita e reescrita de textos do gênero carta aberta sob à luz da teoria da argumentação no discurso. Desse modo, a pesquisa contribui para os estudos da argumentação em textos, mediante a realização de uma sequência didática nas aulas de Língua Portuguesa, disseminando a importância da escrita argumentativa no processo de construção da linguagem em defesa de opiniões fundamentadas em argumentos nas diversas situações comunicativas da língua. O objetivo principal é contribuir para que os alunos aperfeiçoem a competência argumentativa a partir do trabalho com o gênero carta aberta. A fundamentação da pesquisa baseia-se na Nova Retórica, através dos estudos de Perelman e Tyteca (2005) e Souza (2003, 2008). Para discutir a argumentação no ensino, recorremos a Nascimento (2015) e para as discussões sobre escrita e reescrita, adotaremos Ribeiro (2009), Koch e Elias (2016), Marcuschi (2007, 2008) e Passarelli (2012). Em relação à natureza do trabalho, trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, sendo uma pesquisa-ação que tem o propósito descrever e compreender os fenômenos estudados, considerando o contexto existente entre a realidade e a ação dos sujeitos pesquisados. A pesquisa também tem caráter descritivo-interpretativista, pois a constituição de coleta do corpus se deu através da análise dos discursos argumentativos produzidos por alunos, identificando as teses, valores e lugares da argumentação. Os textos foram analisados de acordo com as teorias estudadas e com critérios definidos, tais como: (i) a participação na sequência didática que serão ministradas na turma pelo professor-pesquisador; (ii) respeito às características estruturais do gênero carta aberta; (iii) textos que tenham participado dos processos de escrita e reescrita. O trabalho desenvolvido, apresenta-se como sendo de grande importância no processo de desenvolvimento da escrita argumentativa. Através da escrita, reescrita e análise do gênero carta aberta, desenvolvemos habilidades capazes de possibilitar ao aluno argumentar sobre assuntos de interesse coletivo, reivindicando ou propondo uma determinada conduta.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1612 - MARCOS NONATO DE OLIVEIRA
Interna - 941.917.864-15 - CLÉCIDA MARIA BEZERRA BESSA - UFERSA
Interna - 792.475.394-04 - ADY CANÁRIO DE SOUZA ESTEVÃO - UFERSA
Externo à Instituição - ANTONIO FLÁVIO FERREIRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - Maria do Socorro Cordeiro de Sousa
Notícia cadastrada em: 24/05/2023 14:20
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