Banca de QUALIFICAÇÃO: REGINA MARIA FIRMINO BEZERRA

DISCENTE : REGINA MARIA FIRMINO BEZERRA
DATA : 30/06/2023
LOCAL: Modalidade remota via Google Meet - Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF)

A CARTA ABERTA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DA RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA E DO POSICIONAMENTO AUTORAL

Responsabilidade enunciativa. Ponto de vista do autor. Carta Aberta.

Esta pesquisa visa aprimorar práticas pedagógicas de professores de Língua Portuguesa da rede pública de ensino, especialmente no que diz respeito à produção e recepção dos textos escritos pelos alunos. Temos como objetivo investigar como se dá a coesão polifônica no gênero carta aberta produzido por alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, buscando analisar como eles sinalizam no texto a responsabilidade enunciativa pelo que é dito e como constroem um posicionamento autoral nesse gênero. Tendo em vista o caráter interventivo das pesquisas no PROFLETRAS, a presente pesquisa almeja como contribuição mais imediata, por meio de oficinas pedagógicas, colaborar para sanar as dificuldades dos estudantes do Ensino Fundamental quanto ao gerenciamento de pontos de vista alheios no texto e, principalmente, na direção de auxiliá-los na construção de um ponto de vista próprio. Teoricamente, a pesquisa norteia-se nos estudos de Adam (2011, 2019, 2022) no âmbito da Análise Textual dos Discursos – ATD, em diálogo com estudos do campo da enunciação e do discurso, com pesquisas já desenvolvidas na área da Linguística Textual e, também, com as discussões acerca do ensino da produção de textos nas aulas de Língua Portuguesa. Em termos metodológicos, o estudo seguiu uma abordagem do tipo qualitativa, descritiva e interpretativa, pois trabalhamos diretamente em sala de aula. Assim, o estudo apresenta o caráter de uma pesquisa-ação (TRIPP, 2005), devido a sua finalidade interventiva, e, para a execução em sala de aula, trabalhamos com oficinas pedagógicas seguindo o que é proposto no Programa Reading to Learn (R2L), “Ler para Aprender”, em que, por meio de círculos sucessivos interligados, desenvolvem-se atividades de escrita e de leitura com atividades em grupo e depois individuais, o que oportunizou a interação entre os alunos (LÊDO, BEZERRA, COSTA-MACIEL, 2022). As três cartas abertas que compõem nosso corpus foram produzidas por alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Como alcance mais amplo, com este estudo pretendemos contribuir para a área dos estudos linguísticos do texto e do discurso, em particular para o fortalecimento das pesquisas no âmbito da responsabilidade enunciativa e do grupo de pesquisa do qual fazemos parte.

Presidente - 7981 - ROSÂNGELA ALVES DOS SANTOS BERNARDINO
Interna - 7992 - CRÍGINA CIBELLE PEREIRA