ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO COLEÇÃO TEMPO DE APRENDER: CRENÇAS DOS DOCENTES E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Livro didático, oralidade, crenças.
Este estudo tem como objetivo geral analisar a abordagem dos gêneros orais no livro didático Coleção Tempo de Aprender, trabalhado no CEJA Ana Vieira Pinheiro. Os objetivos específicos estão definidos como: identificar os gêneros orais contemplados no livro didático; verificar a função social e comunicativa dos gêneros orais encontrados; verificar as crenças e usos dos gêneros orais por docentes da EJA; e, propor melhorias para o livro didático envolvendo o uso dos gêneros orais. Para a fundamentação teórica deste estudo utilizamos os documentos oficiais nacionais e estaduais, observando a concepção de ensino presente nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), Plano Nacional do Livro Didático EJA (2014) e no DCRC (Documento Curricular Referencial do Ceará). Para falar de oralidade buscamos apoio em Carvalho e Ferrarezi Jr. (2018) e para tratar de crenças, Barcelos (2006) e Almeida Filho (1999). Como metodologia, este trabalho está inserido na linha de pesquisa que discute os estudos da linguagem e práticas sociais e traz como objeto de análise o livro didático Coleção Tempo de Aprender, bem como as crenças dos docentes e suas contribuições para a Educação de Jovens e Adultos. Nesse aspecto, a presente pesquisa foi delimitada com uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva e de corte transversal. Espera-se com esta pesquisa que possamos contribuir para um ensino nas aulas do componente curricular Língua Portuguesa com uma presença significativa do eixo da oralidade.