Banca de QUALIFICAÇÃO: DIOGO RODRIGUES DE BARROS

DISCENTE : DIOGO RODRIGUES DE BARROS
DATA : 05/07/2023
LOCAL: Video conferência (Google Meet)

PROPOSTA DE LEITURA COM O GÊNERO TEXTUAL CONTO: UMA EXPERIÊNCIA NO 8º ANO

Gêneros textuais. Conto. Leitura. Escrita.

O trabalho consiste em uma pesquisa de natureza teórico-prática, apresentado no Curso de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN – (Campus Pau dos Ferros). A temática em estudo visa a promover o interesse e a prática da leitura e da escrita por meio de atividades desenvolvidas na proposta de intervenção com o gênero textual conto, incentivando os alunos a se expressarem, por meio da leitura e da escrita, sobre o que veem e vivenciam em seu cotidiano, dentro e fora da escola. A pesquisa realizou uma análise, através de questionários, das funções de cada uma das partes envolvidas no processo de aquisição da leitura e escrita dos alunos: escola, família; aluno, além dos impactos de fatores internos e externos à escola no desenvolvimento da fluência leitora e da escrita. Como suporte teórico para as questões, trouxe para o texto as falas de estudiosos como, Platão e Fiorin (2006), Isabel Solé (1998), Emília Ferreiro (1990) e Ana Teberosky (1990). O projeto de intervenção desenvolveu-se em uma turma do oitavo ano da Escola de Ensino Fundamental em Tempo Integral Maria Vida Pimenta Lima, em Quixeramobim – Ceará. O trabalho é uma pesquisa-ação, norteado pelo Ciclo Básico de Trip (2005), centrada na investigação sobre as particularidades da leitura do gênero conto, assim como a observação da capacitação oferecida aos professores, atividades de leituras desenvolvidas pela escola, além da investigação da relação da família dos educandos com a leitura, visando com isso compreender de que maneira escola, professores, responsáveis e alunado lidam com a leitura e buscam sanar problemas na fluência leitora e escrita.

Presidente - 1796 - ANTÔNIA SUELI DA SILVA GOMES
Interna - 7992 - CRÍGINA CIBELLE PEREIRA