Banca de DEFESA: CARLOS ANDRÉ DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLOS ANDRÉ DE ARAÚJO
DATA : 14/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Campus de Caraúbas - UFERSA
TÍTULO:

COMPREENSÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDO


PALAVRAS-CHAVES:

Compreensão. Leitura. Interpretação.


PÁGINAS: 129
RESUMO:

e leitura de 37 estudantes de uma turma do 9º ano, de uma escola pública do município de Teresina – PI, particularmente no que concerne à compreensão textual no livro didático de Língua Portuguesa assim, como objetivo geral para essa pesquisa, procurou-se analisar como se dá a abordagem da compreensão textual em livros didáticos de Língua Portuguesa. Com a intenção de alcançar esse objetivo, adotaram-se como objetivos específicos: Investigar o trabalho com a compreensão textual a partir de materiais didáticos (livro didático) voltados para alunos do 9º ano do Ensino fundamental; a fim de examinar as questões de compreensão e leitura no livro didático; elaborar uma proposta de intervenção que contribua didaticamente para a compreensão e interpretação de textos. Deste modo, elaborou-se uma proposta de intervenção com a finalidade de ampliar as possibilidades de compreensão e leitura. Para a fundamentação das análises e da proposta de intervenção, foram adotadas as obras de Marcuschi (2008), Koch e Elias (2002, 2007, 2012, 2022), Pauliukonis (2019, 2021) Cavalcante (2019); Silva (2015, 2018) e também estudiosos de outras áreas como: Charaudeau (2010, 2011, 2020) da Semiolinguística; Dascal (2006) da Pragmática; Leffa (2012) da Linguística Aplicada; Solé (2014) da Psicologia da Educação. Utilizou – se a metodologia de caráter aplicado, qualitativa de natureza interventiva, a partir da análise dos dados obtidos nas atividades do livro didático de Língua Portuguesa e nas três oficinas pedagógicas de compreensão. A pesquisa expõe uma proposta de intervenção sistemática, relacionada ao ensino de compreensão e leitura com o intento de ampliar a compreensão. Os resultados dão conta de que os estudantes realizam mais compreensão literal em detrimento da inferencial, mesmo com os avanços propostos no livro didático.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 071.528.954-30 - ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA - UFERSA
Interna - 1796 - ANTÔNIA SUELI DA SILVA GOMES
Externa à Instituição - MARIA GHISLENY DE PAIVA BRASIL - UFERSA
Notícia cadastrada em: 05/07/2023 15:35
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