Banca de DEFESA: ANNIELLY DE BRITO

LOCAL: A distância

DISCURSIVIDADES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA PROPOSTA DE

LEITURA ANTIRRACISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Discurso; educação étnico-racial; leitura.

Situada na Análise do Discurso, esta pesquisa apresenta uma proposta de trabalho pedagógico ao professor de língua materna, especificamente de Língua Portuguesa do 8º ano do Ensino Fundamental quanto à leitura antirracista. O estudo tem como objetivo geral propor o trabalho pedagógico discursivo no contexto da educação para as relações étnico-raciais em práticas de leitura antirracista a partir de posts do Instagram com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Para isso, utilizam-se as fundamentações teóricas de poder de Foucault (2005), dos estudos discursivos de Pêcheux (1997) e Orlandi (2005) e das relações étnico-raciais a partir de Gomes (2002), Souza (2005) e Munanga (2005). Trazemos também as contribuições de leitura como fator social de Leffa (1996), assim como as orientações da Lei 10.639/2003 e suas Diretrizes e o plano de educação sobre a diversidade étnico-racial na escola (2004). No que se refere à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativista, com pesquisa-ação, mediante a geração de dados por meio de rodas de conversa e oficinas educativas na sala de aula. Como resultado, apresentamos um caderno pedagógico composto por duas rodas de conversa e quatro oficinas com textos que circulam na sociedade para dar suporte ao professor nas atividades de leitura antirracista do 8º ano do Ensino Fundamental, podendo ser adaptada a outros anos dessa etapa escolar. O trabalho possibilita diversas discussões, reflexões e produções sobre as relações étnico-raciais, que geralmente são negligenciadas no currículo escolar, oportunizando um olhar democrático sobre o ensino de Língua Portuguesa e áreas afins.

Presidente - 792.475.394-04 - ADY CANÁRIO DE SOUZA ESTEVÃO - UFERSA
Externa à Instituição - ALEKSANDRA NOGUEIRA DE OLIVEIRA FERNANDES - IFRN