Banca de DEFESA: EDILÂNIA DA SILVA GONÇALVES

DISCENTE : EDILÂNIA DA SILVA GONÇALVES
DATA : 22/03/2024
LOCAL: UERN - Campus de Pau dos Ferros

PROJETO DE LETRAMENTO: IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS ARGUMENTATIVOS NO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Projeto de Letramento. Leitura e escrita. Gêneros argumentativos.

Esta pesquisa tem como objeto de estudo um Projeto de Letramento (PL), o qual tem se mostrado uma proposta de ensino em que leitura e escrita são desenvolvidas como práticas sociais. Nesse sentido, na perspectiva de ressignificar o ensino de Língua Portuguesa (LP), mais especificamente de argumentação, o estudo tem como objetivo geral desenvolver um PL compreendendo suas implicações nas competências argumentativas de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos temos: construir situações de aprendizagem ligadas à argumentação por meio de um PL; instigar os discentes do 8º ano do Ensino Fundamental a argumentarem enquanto prática social; identificar nos textos produzidos pelos alunos marcas que sinalizem o aperfeiçoamento da competência argumentativa; avaliar a eficácia do PL enquanto modelo didático em aulas de LP. Teoricamente, no que concerne aos estudos de letramentos, tivemos como norteadores Kleiman (1995), Oliveira; Tinoco e Santos (2014), Rojo (2009). No que diz respeito aos PL, Kleiman (2000), Tinoco (2008), Aquino (2019). No que se refere ao estudo de gêneros, seguimos a perspectiva de Bakhtin (2003). Quanto ao ensino de textos argumentativos, Fiorin (2015), Koch e Elias (2016), entre outros. Em termos metodológicos, esta é uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa e está situada no campo da Linguística Aplicada (LA) e nos estudos de letramentos. Os participantes da investigação foram os alunos do 8° ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Vicente de Fontes – RN. As ações do projeto foram realizadas coletivamente a partir da problemática situada “gravidez na adolescência”, a qual está relacionada ao contexto dos estudantes. Para geração de dados, consideramos todo o percurso e materiais produzidos durante o desenvolvimento do PL, entretanto, para constituição do corpus desta dissertação, elencamos os seguintes objetos de análise, quais sejam: os eventos de letramentos: palestra, aula de ciências e roda de leitura; o processo de escrita e reescrita de uma carta aberta direcionada aos adolescentes da comunidade escolar e para além dela; e, por fim, analisamos as contribuições do projeto por meio de ações como, produção e divulgação de cartilha informativa, culminância e avaliação pelos alunos. Os resultados apontam que os projetos de letramento são modelos didáticos que possibilitam a ressignificação do ensino de Língua Portuguesa. Ao participarem de ações e eventos que são próprios do contexto social, e sobretudo, ao se envolverem em uma problemática a fim de resolvê-la, os alunos tornaram-se sujeitos ativos do processo de aprendizagem, passaram a ler e a escrever com um objetivo prático, e, portanto, argumentaram para agir socialmente.

Presidente - 13030 - JACIARA LIMEIRA DE AQUINO
Interna - 1796 - ANTÔNIA SUELI DA SILVA GOMES