Banca de DEFESA: VANDERLEI FRANCISCO DE LIMA

DISCENTE : VANDERLEI FRANCISCO DE LIMA
DATA : 21/03/2024
LOCAL: UERN

O LUGAR DA ARGUMENTAÇÃO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE AS ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS EM ESCRITA E REESCRITA DE ARTIGO DE OPINIÃO

Argumentação; ensino; gênero artigo de opinião.

Autores que abordam o discurso na perspectiva dos estudos com base na teoria da argumentação na Nova Retórica apontam que todo discurso apresenta, de forma constitutiva, argumentos em sua construção, ou seja, apresenta uma natureza argumentativa direcionada a um auditório visado com vistas a persuadi-lo e a convencê-lo. Partindo desta premissa inicial, nesta pesquisa de dissertação temos como objetivo principal investigar os processos argumentativos teses, técnicas argumentativas, valores e suas hierarquias na escrita e reescrita de textos do gênero artigo de opinião produzidos por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Assim, procuramos identificar as teses defendidas pelos alunos/oradores na escrita e reescrita de textos de artigo de opinião. Em seguida, analisamos os principais argumentos que sustentam os pontos de vista dos alunos/oradores na escrita e reescrita dos textos de artigo de opinião, depois descrevemos os valores e hierarquias que são apresentados na escrita e reescrita dos textos de artigo de opinião, e, por último, procuramos verificar a contribuição da sequência didática para a aprendizagem dos alunos considerando a proficiência deles ao fazerem uso das estratégias argumentativas na escrita e reescrita dos textos analisados. A pesquisa foi realizada em uma escola localizada no interior de uma cidade do Alto Sertão da Paraíba. Desse modo, partimos do princípio de que pensar no ensino da argumentação na escola é fundamental para a formação de alunos – sujeitos críticos – capazes defenderem, com autonomia, seus pontos de vista com argumentos sobre temas sociais e atuais que divergem opiniões em nossa sociedade. Foi pensando nisso que analisamos as estratégias argumentativas conforme estão delimitadas nos objetivos deste trabalho. Para a realização deste trabalho, inicialmente buscamos embasamento teórico através da pesquisa bibliográfica (GIL, 2008), mas também atende aos quesitos por ser, metodologicamente, uma pesquisa de campo e aplicada ao ensino de Língua Portuguesa, além de ser uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa e de cunho descritivo-interpretativa (OLIVEIRA, 2007). Como base teórica, utilizamo-nos da Nova Retórica, ou Teoria da Argumentação no Discurso (TAD), de Perelman e Tyteca (2005), apoiados pelos estudos de Abreu (2006), Souza (2008), Reboul (2004), Fiorin (2015), entre outros. Em relação à discussão sobre gêneros textuais e ensino da argumentação, apoiamo-nos principalmente em Bakhtin (1997), Marcuschi (2008), Nascimento (2015), Ribeiro (2009) e, especificamente, sobre o gênero artigo de opinião em Rangel, Gagliardi e Amaral (2010), Passarelli (2012), Köche, Boff e Marinello (2014). A constituição do corpus se deu através da aplicação de uma sequência didática (SD), com uma carga horária total de 29h/a, o que resultou na coleta de textos produzidos pelos alunos, sendo dez textos divididos em cinco da versão inicial e esses mesmos textos reescritos na versão final sobre “Proibir ou não o uso do capacete no perímetro urbano?”, questão polêmica relacionada ao tema contemporâneo transversal “Educação para o trânsito”.

Presidente - 941.917.864-15 - CLÉCIDA MARIA BEZERRA BESSA - UFERSA
Interna - 7992 - CRÍGINA CIBELLE PEREIRA