Banca de DEFESA: VANDERLEI FRANCISCO DE LIMA

DISCENTE : VANDERLEI FRANCISCO DE LIMA
DATA : 21/03/2024
LOCAL: UERN

O LUGAR DA ARGUMENTAÇÃO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE AS ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS EM ESCRITA E REESCRITA DE ARTIGO DE OPINIÃO

Argumentação. Ensino. Gênero artigo de opinião. Escrita. Reescrita.

Autores que abordam a argumentação na Nova Retórica consideram que todo discurso apresenta uma natureza argumentativa, ou seja, argumentos em sua construção, direcionados a um auditório visado com vistas a persuadi-lo e a convencê-lo. Nesse sentido, nosso objetivo principal nesta pesquisa é investigar os processos argumentativos, teses, técnicas argumentativas, valores e suas hierarquias na escrita e reescrita do gênero artigo de opinião produzido por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Para isso, procuramos identificar as teses defendidas pelos alunos/oradores, analisar os principais argumentos que sustentam seus discursos, descrever os valores e suas hierarquias apresentados nesses textos, e, por último, verificar a contribuição da sequência didática para a aprendizagem visando a proficiência dos alunos ao fazerem uso de estratégias argumentativas na escrita e reescrita dos artigos de opinião analisados. Metodologicamente, este trabalho se configura como uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, além de ser descritiva-interpretativa (Oliveira, 2007). Nossa base teórica é a Teoria da Argumentação no Discurso (TAD), de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), apoiados pelos estudos de Abreu (2006), Souza (2008), entre outros. Em relação às discussões sobre escrita, gêneros textuais e ensino de argumentação, apoiamo-nos em Leite e Pereira (2012), Marcuschi (2008) e Nascimento (2015); já sobre o gênero artigo de opinião buscamos respaldo em Rangel, Gagliardi e Amaral (2010), Passarelli (2012), Köche, Boff e Marinello (2014). Por ser uma pesquisa-ação, desenvolvemos uma intervenção em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada em Triunfo/PB. A constituição do corpus se deu através da aplicação de uma Sequência Didática (SD), que nos possibilitou selecionar dez textos produzidos por alunos sobre a questão polêmica: “Proibir ou não o uso do capacete no perímetro urbano?”. Os resultados obtidos sinalizam que, para escrever um artigo de opinião consistente, é imprescindível recorrermos a determinadas estratégias argumentativas para persuadir e convencer o auditório para o qual a argumentação é lançada. Embora os cinco artigos de opinião da versão inicial tenham apresentado teses, argumentos, valores e suas hierarquias, os alunos/oradores demonstraram ter dificuldade em construir uma argumentação persuasiva porque esses textos ficaram reduzidos a um discurso mais expositivo que propriamente argumentativo, além de alguns problemas de escrita que os distanciam, parcialmente, dos aspectos estruturais e discursivos próprios do gênero textual estudado. Por fim, a argumentação não foi suficiente para validar as teses principais considerando os argumentos e os valores mobilizados e hierarquizados. Já os textos da versão final evidenciam claramente uma tese, a técnica argumentativa mais usada foi a dos argumentos com base no real, seguida pelos argumentos que fundam o real e pela dissociação de noções. Já os argumentos principais também foram baseados na estrutura do real, especialmente o ato/pessoa, e os que fundamentam o real, pelo caso particular e pelo exemplo. Outrossim, todos os artigos de opinião apresentaram uma recorrência aos valores da argumentação, especialmente os valores abstratos, positivos e universais, hierarquizados a partir das escolhas feitas pelos oradores em relação ao grau de relevância de um valor sobre o outro para garantir a argumentatividade. A qualidade argumentativa desses textos se deve principalmente ao comprometimento dos alunos durante a realização da SD, visto que aplicamos um conjunto de atividades com o objetivo de superar algumas dificuldades do público-alvo em relação à escrita do gênero textual em questão com vistas ao domínio da proficiência argumentativa. Portanto, com a elaboração deste trabalho almejamos contribuir positivamente para o ensino de Língua Portuguesa e para futuras pesquisas desenvolvidas, no POFLETRAS/CAPF/UERN, sobre a argumentação aplicada ao ensino da produção textual como prática, social, situada e processual.

Presidente - 941.917.864-15 - CLÉCIDA MARIA BEZERRA BESSA - UFERSA
Interna - 7992 - CRÍGINA CIBELLE PEREIRA