Banca de DEFESA: FRANCISCO DE ASSIS MARTINS DA SILVA

DISCENTE : FRANCISCO DE ASSIS MARTINS DA SILVA
DATA : 26/03/2024
LOCAL: UFERSA

A ARGUMENTAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ESCRITA E REESCRITA DO GÊNERO CARTA ABERTA

Aargumentação; gênero carta aberta; escrita; reescrita.

A presente pesquisa de mestrado discute conceitos da argumentação e analisa a escrita e reescrita de textos do gênero carta aberta sob à luz da Teoria da Nova Retórica. O objetivo principal é analisar processos argumentativos presentes na escrita e na reescrita do gênero carta aberta produzido por alunos do 9º ano do ensino fundamental, a partir da aplicação de uma sequência didática. A fundamentação da pesquisa baseia-se na Nova Retórica, através dos estudos de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), em diálogo com estudos relacionados a essa teoria, feitos por Souza (2003, 2008) e Abreu (2009). Para discutir a argumentação no ensino, recorremos a Nascimento (2015) e para as discussões sobre escrita e reescrita, adotaremos Ribeiro (2009), Koch e Elias (2016), A. Marcuschi (2008), B. Marcuschi (2007) e Passarelli (2012). Em relação à natureza do trabalho, trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativista que tem o propósito descrever e compreender os fenômenos estudados, considerando o contexto existente entre a realidade e a ação dos sujeitos pesquisados. A constituição do corpus se deu através da análise da escrita e reescrita de textos argumentativos produzidos por alunos, identificando as teses, valores, hierarquias e lugares da argumentação. Os textos são analisados de acordo com as teorias estudadas e com critérios definidos, tais como: (i) a participação na sequência didática que foram ministradas na turma pelo professor-pesquisador; (ii) respeito às características estruturais do gênero carta aberta; (iii) textos que tenham participado dos processos de escrita e reescrita. O trabalho desenvolvido, apresenta-se como sendo relevante no processo de desenvolvimento da escrita argumentativa, pois através da escrita, reescrita e análise do gênero carta aberta, o aluno pode desenvolver habilidades capazes de possibilitar a argumentação sobre assuntos de interesse coletivo, reivindicando ou propondo uma determinada conduta. Os resultados dessa pesquisa possibilitam compreender que o ensino da argumentação deve ser priorizado nas aulas de Língua Portuguesa com metodologias de ensino que explorem a escrita e reescrita de textos levando o aluno a refletir sobre questões do seu cotidiano. Através das análises dos textos identificamos teses construídas de modo a provocar adesão do auditório constituindo as vozes dos alunos sobre o tema da acessibilidade. Na defesa das teses, analisamos valores contidos na argumentação, suas hierarquias e lugares de onde partiram para construir suas opiniões, sendo possível perceber evolução nas categorias argumentativas das produções finais dos alunos. Desse modo, teses, valores e lugares fazem parte da tessitura da argumentação e servem como premissas para construção da compreensão do assunto e por fim, da sua posição diante do exposto.

Presidente - 941.917.864-15 - CLÉCIDA MARIA BEZERRA BESSA - UFERSA
Interno - 1612 - MARCOS NONATO DE OLIVEIRA