Banca de DEFESA: ABEL JUNIOR BATISTA BARROS

DISCENTE : ABEL JUNIOR BATISTA BARROS
DATA : 26/03/2024
LOCAL: google Meet - Ambiente virtual

OPERADORES ARGUMENTATIVOS EM ARTIGO DE OPINIÃO: INTERVENÇÃO DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA

Artigo de opinião. Operadores argumentativos. Ensino.

A presente dissertação objetiva analisar, de modo geral, as contribuições dos operadores argumentativos para o direcionamento lógico-semântico no desenvolvimento da coesão e coerência na produçãoescrita dogêneroartigo de opinião. Nesse sentido, sentimos a necessidade de trabalhar a produção textual com os alunos concluintes do Ensino Fundamental Anos Finais, uma vez que esses discentes precisam se apropriar de uma base argumentativa para defesa de seus pontos de vista, competência essa tão almejada para a produção de textos argumentativos como a redação do ENEM, entre outros. Partindo dessas considerações, acreditamos que o ensino de Língua Portuguesa ancorado na perspectiva enunciativa e discursiva, conforme a BNCC (Brasil, 2018), que elege o texto  como unidade básica e seus contextos para um trabalho com os gêneros discursivos/textuais transitando pelas esferas da atividade humana. Em seguida, apresentamos as concepções de leitura segundo Solé (1998), e asoperações para a aprendizagem da escrita à luz de Dolz  e Sheneuwly (2010). No que concerne às concepções de língua como processo sociointerativo e multissistêmico, são discutidas na visão de Antunes (2003), e, no tocante às concepções de linguagem, consideramos as discussõesde Travaglia (2009). Discorreremos sobre as concepções de texto, segundo os pressupostos de Antunes (2010), Beaugrande e Dressler (1981), e, na ótica de Marcuschi (2008). Quanto aos elementos que compõem a textualidade dialogamos à luz de Antunes (2005; 2017), Beaugrande e Dressler (1981), Charolles (1998) e Koch (2022). Por conseguinte, traremos a conceituação de gêneros textuais/discursivos e de seus elementos constitutivos conforme Bakhtin (2011) e Marcuschi (2002), tambémdialogaremos sobre a constituição das sequências textuais sob o olhar de Adam (2001), além de destacar  os conhecimentos e as competências que são acionados no momento da escrita, segundo Oliveira (2010). No tocante à argumentação, discorreremos na perspectiva de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014),  e as contribuições de Drucot (1987) e seus colaboradores sobre a teoria de argumentação na língua, em seguida, teceremos a compreensão sobre o direcionamento lógico-semântico dos operadores argumentativos na perspectiva de Koch e Elias (2016). No que se refere aos gêneros trabalhados, consideramos as conceituações e caracterizações da entrevista e do artigo de opinião sob os olhares de Hartmann e Santarosa (2012), Köche, Boff e Marinello (2014) e Koch e Elias (2016). A metodologia está  embasada em Gil (2010) e caracteriza-se como uma pesquisa aplicada de natureza interventiva com abordagem qualitativa e descritiva. Para a intervenção, a pesquisa ancora-se no modelo de sequência didática proposto por Dolz  e Sheneuwly (2004).  A análise do corpus foi feita através da seleção de textos advindos da produção de dez artigos de opinião (cinco em sua versão inicial e cinco em sua versão final) com discentes do 9º ano do Ensino FundamentalAnos Finais de uma escola pública localizada no alto sertão da Paraíba. Dentre os principais resultados, constatamos o direcionamento lógico-semântico que os operadores indicaram na versão finaldos artigos de opinião: finalidade; soma de argumentos em favor de uma mesma conclusão; contrajunção de argumentos; conclusibilidade expressa por operadores que introduz no enunciado uma premissa maior, geralmente implícita, e uma premissa menor explícita, extraindo disso, uma conclusão; explicação/justificação de argumentos; exemplificação; gradação de força de argumentos em uma escala; causalidade; antecipação de um argumento a favor de uma conclusão; conteúdo pressuposto; comparação; correção/redefinição e alternância. Além disso, o estudo por meio da sequência didática possibilitou aprimorar a aprendizagem sobre o gênero artigo de opinião nos seus aspectos constitutivos, revelando assima competência linguísticae discursiva dos discentes, contribuições essas indispensáveis no processo de ensino de Língua Portuguesa.

Interna - 7992 - CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
Interna - 941.917.864-15 - CLÉCIDA MARIA BEZERRA BESSA - UFERSA