Banca de DEFESA: MARIA BONFIM ALVES CÂNDIDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA BONFIM ALVES CÂNDIDO
DATA : 27/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

ANÁLISE DOS GÊNEROS ORAIS NO LIVRO DIDÁTICO “COLEÇÃO TEMPO DE APRENDER”: CRENÇAS DOS DOCENTES E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


PALAVRAS-CHAVES:

Livro didático, oralidade, crenças.


PÁGINAS: 87
RESUMO:

Este estudo tem como objetivo geral analisar a abordagem dos gêneros orais no livro didático Coleção Tempo de Aprender, trabalhado no Centro de Educação de Jovens e Adultos Ana Vieira Pinheiro. Os objetivos específicos estão definidos como: identificar os gêneros orais contemplados no livro didático; verificar a função social e comunicativa dos gêneros orais encontrados; verificar as crenças e usos dos gêneros orais por docentes da EJA; e propor atividades envolvendo o uso dos gêneros orais.  Para a fundamentação teórica deste estudo utilizamos os documentos oficiais nacionais e estaduais, observando a concepção de ensino presente nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), Plano Nacional do Livro Didático EJA (2014) e no DCRC (Documento Curricular Referencial do Ceará). Para falar de oralidade buscamos apoio em Carvalho e Ferrarezi Jr. (2018) e para tratar de crenças, Barcelos (2006) e Almeida Filho (1999). Como metodologia, a presente pesquisa foi delimitada com uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva e de corte transversal. Nesse aspecto, este trabalho está inserido na linha de pesquisa que discute os estudos da linguagem e práticas sociais e traz como objeto de análise o livro didático Coleção Tempo de Aprender, bem como as crenças dos docentes e suas contribuições para a Educação de Jovens e Adultos. Fizemos a análise e identificamos que o livro didático oferta de forma reduzida o trabalho sistematizado com os gêneros orais. Quanto a aplicação dos questionários acerca das crenças dos professores, os docentes foram unânimes ao responderem que a oralidade é fundamental para a comunicação eficaz. Por fim, construímos uma proposição didática de forma que possamos contribuir para um ensino nas aulas do componente curricular Língua Portuguesa com uma presença significativa do eixo da oralidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 11388 - JOSE RODRIGUES DE MESQUITA NETO
Interna - 7992 - CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
Interno - 1612 - MARCOS NONATO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - José Dantas da Silva Júnior - UEPB
Externa à Instituição - CAROLINA GOMES DA SILVA - UFPB
Notícia cadastrada em: 04/03/2024 14:21
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