Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINA MARIA DA SILVA SOUZA

DISCENTE : KARINA MARIA DA SILVA SOUZA
DATA : 26/03/2024
LOCAL: Sala virtual

A CRIAÇÃO DO CIEJA PROFESSORA JURACI SORES DE MELO (LAJES/RN):

TENSÕES, POLÍTICAS E DEMANDAS

CIEJA/Lajes/RN, EJA, Demandas, Processos Políticos, Ciclo de Políticas.

O objeto de estudo desta pesquisa é o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos - CIEJA Professora Juraci Soares de Melo (Lajes/RN), com base no questionamento: Porque e como se deu o processo de criação do CIEJA no município de Lajes/RN? O objetivo geral é investigar processos políticos na constituição do CIEJA Professora Juraci Soares de Melo, tendo por base as demandas que justifiquem sua criação. Para a delimitação do estudo, estabelecemos como objetivos específicos: investigar quais demandas justificaram a criação da escola; destacar quais políticas foram desenvolvidas para a inserção do CIEJA no referido município; e compreender como os sujeitos significam as contribuições do CIEJA inseridos nesse processo. Este é um estudo qualitativo, de caráter exploratório, embasado no Ciclo de Políticas (CP) de Ball e Bowe (1992), com referência nos estudos de Lopes e Macedo (2011), Mainardes (2006), Santos e Oliveira (2013) e na Teoria da Atuação de Ball; Maguire e Braun (2016). O método inclui revisão bibliográfica, questionários e entrevista semiestruturada.A estrutura do texto compreende quatro capítulos: a introdução, apresentando a justificativa, experiências e objetivos; um capítulo sobre as categorias da EJA e o estado do conhecimento sobre elas; um terceiro capítulo detalhando os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa; e, por fim, um quarto capítulo dedicado aos dados da pesquisa empírica, buscando entender as demandas que levaram à criação da escola, incluindo a perspectiva dos envolvidos. A pesquisa destaca a importância de aprofundar os estudos sobre o currículo na EJA, enfatizando o papel da escola não apenas como implementadora, mas também como promotora de políticas.

Presidente - 4243 - MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
Interna - 5436 - CICLENE ALVES DA SILVA