ENADE: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UERN SOBRE O COMPONENTE DA FORMAÇÃO GERAL
Enade; formaçao geral;pedagogia
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) se constitui como uma política de avaliação nacional que visa aferir o conhecimento de estudantes em relação aos conhecimentos adquiridos ao longo da graduação com temáticas inerentes aos componentes da Formação Específica e da Formação Geral. As temáticas abordadas no componente da Formação Geral são comuns a todos os cursos de graduação, o que nos faz presumir que, no âmbito do instituído, são competências fundamentais para todos os graduandos e futuros profissionais do país. Nesse sentido, trazemos como problemática de pesquisa: quais as percepções de estudantes do Curso de Pedagogia da Uern sobre a contribuição da formação para/na construção de competências alinhadas às temáticas dos componentes da formação geral do Enade? Com inspiração na postura epistemológica do olhar multirreferencial (Ardoino, 1998) e na pesquisa com os cotidianos (Alves, 2008), propomos mobilizar dispositivos como os documentos legais e institucionais, questionário, rodas de conversas, cadernos de provas do Enade, com vistas a ascender o olhar plural diante de um movimento reflexivo e intercrítico de olhar para si, enquanto sujeito da própria pesquisa, para o Enade, para o currículo instituído e praticado do Curso de Pedagogia, em busca de apreender percepções de estudantes em relação à sua formação e ao exame, considerando tanto os aspectos normativos quanto as práticas cotidianas do curso.