A BNC-FORMAÇÃO E O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA/CE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
Políticas curriculares. Formação de professores de Biologia. BNC-Formação. Urca/CE. Discursos.
Esta pesquisa tem como objeto de estudo a Base Nacional Comum para a Formação de Professores (BNC-Formação) enquanto política voltada para a formação docente e suas implicações para o curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri-URCA/CE. Questiona como a comunidade disciplinar/docentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Urca significa a BNC-Formação na formação de professores de Biologia. O estudo tem como objetivo geral, investigar como a comunidade disciplinar/docentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Urca significam a BNC-Formação na formação de professores de Biologia. Como objetivos específicos, pretendemos: analisar a organização curricular do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Urca, identificando aspectos da Base Nacional Comum (BNC - Formação); identificar discursos da comunidade disciplinar/docentes de Biologia referentes à Base Nacional comum (BNC-Formação); compreender por meio dos discursos dos professores do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, as implicações na configuração dos processos formativos de professores dessa área. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, visto que temos o propósito de constituir um conhecimento sobre à BNC-Formação em articulação aos discursos dos professores numa perspectiva compreensiva. Enquanto abordagem teórico-metodológica, essa pesquisa se fundamentará no ciclo de políticas de Stephen Ball e colaboradores (1992), subsidiada por estudos de Mainardes (2018; 2006) por acreditar que tal abordagem nos possibilita compreender políticas educacionais, de maneira geral, e, em especial, investigar como a comunidade disciplinar do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri (Urca) significam a BNC-Formação na formação de professores de Biologia, objeto desta investigação. Para atingir os objetivos, pretendemos utilizar como fontes documentos oficiais curriculares da BNC-formação e o Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas da Urca, assim como a política curricular BNC-formação e suas implicações para a formação de professores. Quanto aos objetivos de identificar discursos dos docentes de Biologia referentes à Base Nacional comum (BNC-Formação) propomos que a coleta de dados dar-se por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas, devido à sua flexibilidade ao lidar com os sujeitos pesquisados