Banca de QUALIFICAÇÃO: MÔNICA BARBOSA CANUTO

DISCENTE : MÔNICA BARBOSA CANUTO
DATA : 24/02/2022
LOCAL: Sala virtual

SENTIDOS DE “NOVO” NO ENSINO MÉDIO DE CASCAVEL/CE.

Políticas de Currículo. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “novo” Ensino Médio. Ciclo de Políticas.

Esta pesquisa tem como objeto de estudo o ensino médio e objetivo geral investigar a produção de política em torno do considerado “novo” Ensino Médio no município de Cascavel/Ce. Apontamos como objetivos específicos: compreender redes de articulação política em torno de políticas educacionais do ensino médio; investigar sentidos de formação docente e da produção curricular em prol do “novo” Ensino médio em escolas estaduais do município de Cascavel/Ce;  analisar como os atores sociais das escolas investigadas ressignificam a BNCC ensino médio nos contextos locais. Consideramos discussões sobre as políticas educacionais do ensino médio, fundada em dispositivos legais a partir do arts. 205º, 210º da Constituição Federal de 1988 (CF/1988) e a Lei de Reforma do ensino médio, Lei 13415/2017 (BRASIL, 2017). Adotamos a compreensão de currículo vinculada à discussão de cultura, apoiadas nos debates realizados em (LOPES;MACEDO,2011), (LOPES,2015), (SILVA,2016) e (COSTA ;LOPES, 2018). Por meio de análise qualitativa, buscamos compreender possibilidades de ressignificação da BNCC ensino médio em contextos locais. Utilizamos a abordagem do Ciclo de Políticas, de Ball e Bowe (1992), pois possibilita uma leitura que permeia diferentes momentos da política, desde sua escrita inicial até sua produção na prática. Paralelamente, fazemos uso da Teoria da Atuação, de Ball, Maguire e Braun (2016) uma vez que essa teoria nos traz maior compreensão do contexto da prática, a partir da análise dos contextos: situados, profissionais, materiais e externos, desta forma, dando voz aos sujeitos envolvidos no processo de produção da política.  Organizaremos a produção de dados mediante análise dos seguintes documentos: Lei do Novo Ensino Médio (13415/2017), BNCC ensino médio e Documento de Orientação Curricular Referencial do Ceará (2021). A pesquisa empírica dar-se-á por meio de entrevista semiestruturada dos sujeitos da pesquisa, com um representante da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 09 (CREDE 09), que nesta pesquisa configura como representante da Secretaria de Educação do Estado; o gestor da EEM Padre Arimatéia Diniz; e o gestor da EEMTI Custódio da Silva Lemos, localizadas no município de Cascavel/CE. Destacamos em diálogo com Ball (2014) e Araújo e Lopes (2021) que a política de reforma do ensino médio se configura como parte de uma rede global de influência que se construiu/constrói a partir de uma produção discursiva de que a gestão pública educacional é deficitária. Outrossim, apresentam “soluções” que deixam efeitos na produção curricular e formação docente.

Interno - 1821 - ZACARIAS MARINHO
Externo à Instituição - HUGO HELENO CAMILO COSTA - UFMT