Políticas de alfabetização da EJA no Município de Assú/RN (1990-2020)
Eja; Políticas de Alfabetização; Contexto de Influência; Contexto de texto.
O presente estudo analisa as Políticas de alfabetização da EJA no município de Assú (1990-2020) e objetiva compreender, a partir dos contextos de influência e de texto, como vem sendo institucionalizadas as políticas públicas de alfabetização, para jovens, adultos e idosos da EJA. Uma pesquisa qualitativa desenhada a partir de uma revisão bibliográfica e documental de documentos oficiais. A metodologia de análise está pautada na teoria do Ciclo de políticas de Ball, Bowe, Gold (1992) que compreende analisar criticamente a trajetória das políticas sócio educacionais resultantes de influências internas e externas que atuam na constituição dessas políticas. O corte temporal escolhido para elaboração da pesquisa foi marcado pelo avanço nas legislações referentes a EJA no contexto nacional, associadas aos discursos neoliberais. Fundamentamo-nos em Fávero (2004, 2009, 2011), Arendt (2002), Ball (1992 apud Mainardes, 2006), Mainardes (2011) Freire (2020, 2021), Ribeiro (1999), Tfouni (2006; Haddad, Di Pierro (2000, 2015); Paiva (2004, 2012, 2018); Silva (2012, 2016, 2017), Santos (2002, 2011), dentre outros. Como resultado, esperamos compreender as políticas de modo crítico, a urgência de renovar as políticas que atendam as especificidades da Eja e contribuir para fortalecer os movimentos de luta por uma educação sempre pública