Banca de QUALIFICAÇÃO: LEILIMAR BEZERRA DE MEDEIROS

DISCENTE : LEILIMAR BEZERRA DE MEDEIROS
DATA : 21/02/2022
LOCAL: Plataforma do Google Meet

CRIANÇAS COM AUTISMO QUE APRESENTAM NECESSIDADES COMPLEXA DE COMUNICAÇÃO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES A PARTIR DO GRUPO FOCAL

Autismo. Docência. Comunicação.

Este estudo visa ampliar o conhecimento sobre Educação Inclusiva e Tecnologia Assistiva, no contexto das crianças atendidas na Rede Municipal da Secretaria Municipal de Educação. Nesse sentido, busca continuar aprimorando e investindo em formações para os professores, contribuindo com o processo escolar  inclusivo. O objetivo principal é compreender como trabalhar diretamente com as crianças com TEA que apresentam necessidade complexa de comunicação, tendo em vista que são, antes de tudo, sujeitos que sentem, pensam, têm desejos e anseios, comunicam-se,  desenvolvem-se mesmo que não se comuniquem de forma “convencional” do seu grupo.  A metodologia é uma pesquisa qualitaiva por meio de um estudo exploratório das percepções de professores participantes de um grupo focal. Espera-se assim contribuir para a potencialização da interação comunicativa entre alunos que estão no TEA e seus professores, a fim de amenizar práticas conflitantes pela auseência de comunicação.

Presidente - 2458 - FRANCISCA MARIA GOMES CABRAL SOARES
Interna - 5366 - GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM