Banca de QUALIFICAÇÃO: ANAYLLA DA SILVA LEMOS

DISCENTE : ANAYLLA DA SILVA LEMOS
DATA : 28/03/2022
LOCAL: Sala Multimídia II

SENTIDOS CONSTRUÍDOS EM TORNO DA POLÍTICA EM PROL DA BNCC EM ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL: PANORAMA DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN

BNCC; Currículo; Formação Docente; ProBNCC

Esta pesquisa tem como objeto de estudo o Movimento do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (PROBNCC). Apontamos como objetivo geral investigar como tem sido/vem sendo significada a política ProBNCC em escolas estaduais de ensino fundamental no município de Mossoró/RN. Destacamos sentidos atribuídos à política do PROBNCC em escolas estaduais do ensino fundamental situadas no município de Mossoró (RN). O percurso teórico metodológico da pesquisa se baseia na abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball e Richard Bowe (1992) e na teoria da atuação de Ball e colaboradores (2016). Dialogamos com Mainardes (2006), que nos remete que as políticas educacionais podem ser ressignificadas no contexto de prática e mediante aos discursos já realizados nos outros contextos; também, com Lopes; Macedo (2011), Silva (2017), que criticam a visão de um currículo prescritivo de conteúdos e defendem um currículo que está imerso nas ressignificações dos sujeitos e contextos que estão inseridos. Trata de uma pesquisa qualitativa, que se utiliza dos métodos de análise documental (BNCC, documento referencial do currículo do Estado RN), além de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos participantes da pesquisa são o representante da 12° DIREC de Mossoró; além dos professores que estão atuando em escolas estaduais na educação básica, em especial, do ensino fundamental.

Presidente - 4243 - MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
Interna - 2473 - MEYRE ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA