Banca de QUALIFICAÇÃO: KARLA EMANUELLE GOMES PESSOA

DISCENTE : KARLA EMANUELLE GOMES PESSOA
DATA : 18/02/2022
LOCAL: videoconferência

POLÍTICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR E A VISÃO MONOCULAR: SEUS REFLEXOS NO FAZER EDUCATIVO

Políticas de inclusão. Visão Monocular. Ensino Superior.

A pesquisa intitulada ‘Políticas de inclusão no ensino superior e a visão monocular: seus reflexos no fazer educativo’ está inserida na educação inclusiva. Destaca as políticas de inclusão no ensino superior DAIN/UERN e seus reflexos para efetivação de direitos aos alunos com deficiência. Tem como objetivo de compreender como as políticas de inclusão no ensino superior voltadas aos alunos com visão monocular refletem no fazer educativo. Utilizamos o método (auto) biográfico no intuito de remeter a Josso, que traz a uma formação humana, onde o sujeito apresenta narrativas que fazem sentido para ele. Abordamos conceitos como memória (HALBWACHS, 1990); experiência (BONDÍA, 2020); (auto) biografia (JOSSO, 2002); inclusão (MANTOAN, 2015); educação (Freire, 2020) (Brandão, 2013). Esta dissertação ressalta que as memórias e as experiências vivenciadas pelo aluno com visão monocular e sua relação com as políticas de inclusão no ensino superior serão relevantes para a sua história de vida como para que a sociedade reconheça a efetivação de direitos das pessoas com deficiência. Apontamos para reflexão na complexidade da educação, da formação humana. Compreendemos que leva a uma quebra de paradigmas e que a educação sai do saber sistematizado e consegue ir ao encontro da diferença, da multiplicidade do ser.

Presidente - 3829 - ANA LUCIA OLIVEIRA AGUIAR
Interna - 5366 - GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM