Banca de QUALIFICAÇÃO: EVERTON VIANA DA SILVA

DISCENTE : EVERTON VIANA DA SILVA
DATA : 27/05/2022
LOCAL: UERN - CAMPUS CENTRAL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO - SALA DO BLOCO 3

O PROFESSOR DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS SURDOS EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Alfabetização; Materiais didáticos; Surdo.

A presente pesquisa parte da inquietação em relação à alfabetização do surdo em língua materna. É sabido que os surdos historicamente depararam-se com abordagens educacionais que visam promover o seu processo de alfabetização. Assim, alguns  professores alfabetizadores utilizam diversos recursos que dispõem na tentativa de alfabetizar as pessoas surdas. Mas, o tempo passou e as lutas continuam no sentido de garantir por meio de legislação específica o direito a uma educação bilíngue e as possibilidades de ser alfabetizado em LIBRAS. Sendo assim, apresentamos como objetivo geral compreender os desafios vivenciados por professores das salas de recursos multifuncionais na alfabetização de alunos surdos em Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS. Esta pesquisa é qualitativa, por meio de um estudo de campo, subsidiado por uma revisão de literatura, configurando um mapeamento denominado Estado do conhecimento realizado em dois repositórios, Scientific Electronic Library Online - SciELO e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD. O primeiro reúne artigos de variadas áreas, avaliados às cegas e por pares, enquanto o segundo agrega dissertações e teses de pesquisadores de diferentes universidades brasileiras. A título de embasamento teórico e legal, pesquisamos leis, decretos e autores que discutem sobre o tema, a saber Gesser (2009); Pereira; Stump; Quadros, (2008); Goldfeld (2002), Brasil (2011; 2012; 2014); entre outros citados ao longo do trabalho que também discutem a alfabetização de pessoas surdas. Os resultados iniciais sinalizam para um registro da historicidade das dificuldades que as pessoas surdas vivenciam ao longo do tempo, no entanto não podemos negar as conquistas e os avanços percebidos na atualidade. Entretanto, a luta não pode parar, pois há muito o que fazer pelos surdos no tocante aos seus direitos.

Presidente - 2458 - FRANCISCA MARIA GOMES CABRAL SOARES
Interna - 5366 - GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM