Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINA COSTA GUIMARÃES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA CAROLINA COSTA GUIMARÃES
DATA : 30/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: on-line
TÍTULO:

SENTIDOS DE FORMAÇÃO PRESENTES NAS NOVAS REFORMAS: UM ESTUDO SOBRE OS DISCURSOS PRODUZIDOS PELOS PROFESSORES EM RELAÇÃO A BNC-FORMAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

BNC-Formação; Formação docente; Politica curricular.


PÁGINAS: 56
RESUMO:

Entre embates e disputas de influências, a Resolução CNE/CP Nº 2 de 20 de dezembro de 2019 é apresentada e define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).  Tomando como foco de análise a produção de significados realizada pelos docentes dentro do contexto da prática que a pesquisa aqui proposta busca compreender as ressignificações que os docentes atuantes em cursos de formação de professores na/da UERN produzem em relação as novas reformas curriculares/educacionais endereçadas a formação de professores, focalizando a BNC-Formação. Para tanto, busca  identificar, a partir de análise dos documentos legais, quais sentidos de formação estão dispostos no texto da BNC-Formação. Entender quais discursos podem ser percebidos nas políticas educacionais/curriculares endereçadas à formação de professores. Compreender, a partir dos discursos dos professores, quais as implicações da BNC-Formação no processo de formação docente. A partir da compreensão da complexidade do processo político, opta por analisar as políticas endereçadas a formação de professores dentro da abordagem do Ciclo Contínuo de Políticas de Ball e colaboradores (1992), compreendido como recurso heurístico para pensar como esta política está se iniciando, quais grupos, instituições, lutas e disputas estão sendo desenvolvidas no meio dela, ainda pretendemos realizar essa análise articulada com a Teoria da Atuação de Ball, Maguire e Braun (2016), uma vez que buscamos atentar as ressignificações de sentidos produzidas pelos professores em relação às políticas. Ainda, toma-se como referência os estudos de Avelar (2016); Lopes (2006, 2013, 2015), Mainardes (2006, 2009, 2015) e assenta-se na compreensão de currículo como espaço fronteiriço de enunciação cultura (Macedo, 2006; Frangella, 2009) e como um discurso que constrói sentidos (Lopes e Macedo, 2011). O estudo caracteriza-se como uma abordagem qualitativa conforme definida por Bogdan e Biklen (1994), além disso se constitui como bibliográfico, documental e empírico. Utilizando-se desses recursos pretende compreender as influências e articulações entre as políticas que se debruçam sobre a formação inicial de professores e as disputas que envolvem e dão um caráter regulatório a estas a partir de conceitos de gerencialismo e performatividade, mediante a influências de organizações globais/internacionais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2473 - MEYRE ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA
Interna - 1644 - MAYRA RODRIGUES FERNANDES RIBEIRO
Externa à Instituição - ROSANNE EVENGELISTA DIAS - UERJ
Notícia cadastrada em: 27/05/2022 12:01
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