AVALIAÇÕES EXTERNAS NA PRÁTICA ESCOLAR: como os sujeitos interpretam o SAEB em contexto local
Avaliação Externa; Rede Política; Contexto da Prática.
Este trabalho aborda avaliações externas na prática escolar: como os sujeitos interpretam o SAEB em contexto local. Tem como lócus de pesquisa uma escola da rede estadual, situada em Mossoró/RN que faz parte da 12º Diretoria de Educação e da Cultura (DIREC) como parte do contexto da prática. Questiona como as políticas de avaliação externa, em especial o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), modificam o contexto da prática de uma escola da rede estadual de Mossoró/RN nos anos iniciais do ensino fundamental. De maneira geral, objetiva investigar como as políticas de avaliação externa, em especial o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), modificam o contexto da prática de uma escola da rede estadual de Mossoró-RN nos anos iniciais do ensino fundamental. Define os seguintes objetivos específicos: 1) compreender políticas públicas de avaliação externa como parte de redes políticas; 2) investigar como a 12º Diretoria de Educação e da Cultura (DIREC) lida e articula demandas dessas avaliações com as necessidades internas da escola; 3) compreender como os atores sociais interpretam a política de avaliação externa e sua aplicabilidade no contexto escolar. Trata de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritivo. Utiliza como referencial teórico a abordagem do Ciclo de políticas, especialmente o contexto da prática, proposto por Stephen Ball, articulada à ideia de rede de políticas, com base em leituras de Lopes e Macedo, Mainardes, Bonamino & Sousa com vista a melhor compreender questões específicas ao tema, em especial no que diz respeito à lógica de políticas dentro do espaço escolar. Na metodologia, utiliza como procedimentos de pesquisa a observação, a análise de documentos e a entrevista semiestruturada.