POLÍTICAS CURRICULARES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVAS DISCURSIVAS
Política curricular; Formação docente; Currículo; Entidades científico-acadêmicas.
As políticas educacionais vêm sendo alvo de propostas neoliberais, articuladas aos discursos de melhoria da educação com a reforma curricular e formação de professores, disseminando soluções privadas aos problemas da educação básica, alinhadas às exigências e metas idealizadas pelo capital mundial. A presente pesquisa tem como objetivo geral: compreender as perspectivas discursivas que têm sido enunciadas pelas entidades científico-acadêmicas sobre a BNC-Formação. A partir disso, a pesquisa enveredou-se por caminhos de caráter bibliográfico, por possuir um grande acervo a ser pesquisado e referenciado. Assim, apresenta o corpus de análise: os documentos que constituem as políticas, como pareceres e resoluções que antecederam e fazem parte da BNC-Formação e os textos publicados pelas entidades ANFOPE, ANPAE e FORUMDIR. Nesse sentido, como referencial teórico, opera-se com a abordagem do Ciclo de Políticas, descrita por Ball (1992) e a Teoria da Atuação de Ball, Maguire e Braun (2016) e a entrevista concedida por Ball a Mainardes e Marcondes (2009) e Avelar (2016). Além de explorar as articulações discursivas entre currículo e formação, questionando as significações que permitem as articulações e (re)alinhamentos entre currículo e formação de professores como promessa de garantia de qualidade (Lopes; Macedo, 2011). Assim, foram utilizadas estratégias da pesquisa qualitativa pós-crítica conforme definida por Gastaldo (2012), além disso se constitui como documental e descritiva. Especula que a pesquisa contribua para o campo do currículo dos cursos de licenciatura, tornando possível o debate sobre os currículos dos cursos e as políticas de formação de professores. Tendo em vista sua atualidade e ressaltando o caráter oportuno e necessário, em relação as propostas de documentos políticos vigentes que descaracterizam a formação de professores.