O FUNDEB PERMANENTE NO MUNICIPIO DE SANTA CRZ/RN E OS DESAFIOS PARA O RECEBIMENTO DO VALOR ALUNO ANO RESULTADO (VAAR)
Financiamento da Educação. FUNDEB permanente. Valor Aluno Ano Resultado (VAAR).
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) e os motivos pelos quais o município de Santa Cruz/RN não obteve a habilitação exigida pela Lei nº. 14.113/2020 no período de 2023 e 2024. O estudo examina a trajetória histórica da política de financiamento da educação no Brasil, desde o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) até o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), que se consolidou como uma política de financiamento permanente. Aborda as subvinculações Valor Aluno Ano Final (VAAF), Valor Aluno Ano Total (VAAT) e VAAR, com foco na participação dos municípios neste novo contexto. A análise do VAAR em Santa Cruz/RN visa entender o impacto da busca por resultados, refletindo sobre essa realidade local. A metodologia é qualitativa, utilizando o estudo de caso, para investigar as causas da inabilitação do município para o recebimento do VAAR, como também uma revisão bibliográfica utilizando o Estado do Conhecimento. A análise documental será realizada, através de seleção de material pertinente e posterior aferição de dados, com base em Leis, Resoluções, Portarias, Emendas Constitucionais, e plataformas digitais como o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE) e Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC). Também faz parte dos procedimentos metodológicos a aplicação de entrevistas semiestruturadas, cujos dados serão analisados por meio da técnica da Análise de Conteúdo. A escassez de publicações acadêmicas sobre o VAAR reflete o curto tempo de implantação dessa vinculação. A pesquisa se destaca pela relevância de analisar os critérios necessários para a habilitação do município em atender às exigências e garantir o recebimento dos recursos do VAAR, tendo em vista os resultados negativos que a falta desses recursos influenciam na melhoria da educação no contexto local.