Vivências constituídas pelos alunos com baixa visâo na relação significada com os professores no Ensino Superior
Palavras-chave: Programa de Residência Pedagógica; Educação Infantil; Psicologia Sócio-Histórica; Significações de Professoras.
Este estudo dissertativo faz parte das pesquisas na Linha de Pesquisa Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. O estudo tem por objetivo apreender as significações de professoras a respeito do Programa de Residência Pedagógica/Pedagogia na Educação Infantil. O referencial teórico-metodológico foi a Psicologia Sócio-Histórica - PSH de Vygotsky, fundamentada no Materialismo Histórico Dialético - MHD. Selecionamos algumas categorias metodológicas e de análise que mais se aproximaram do nosso objeto de estudo, sendo elas: historicidade, mediação, atividade, pensamento e linguagem, sentido e significado. Como procedimento de produção das informações, dispôs da revisão bibliográfica e documental sobre o Programa de Residência Pedagógica e a entrevista reflexiva, realizada com duas professoras colaboradoras do programa formativo. Para análise e interpretação das informações produzidas, adotamos a proposta metodológica dos núcleos de significação.