Banca de DEFESA: MARIA SUERDA QUEIROZ MOURA

DISCENTE : MARIA SUERDA QUEIROZ MOURA
DATA : 28/11/2022
LOCAL: DEPENDÊNCIAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

A FORMAÇÃO DA HABILIDADE DE IDENTIFICAR FRAÇÕES: SIGNIFICAÇÕES ENUNCIADAS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ATIVIDADE DOCENTE

Psicologia sócio-histórico-cultural; teoria de Galperin; teoria da atividade; formação de habilidades.

A presente dissertação tem como objetivo estudar sobre as significações enunciadas por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de Limoeiro do Norte/CE acerca da formação da habilidade de identificar frações em matemática na atividade docente. Delimitamos como  problema de pesquisa: quais são as significações enunciadas por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de Limoeiro do Norte/CE acerca da formação da habilidade de identificar frações em matemática?  É uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza aplicada, quanto aos objetivos é exploratória. O lócus foi uma escola de Ensino Fundamental da rede municipal de Limoeiro do Norte no Ceará – CE, com a adesão voluntária de duas colaboradoras. A pesquisa está fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Sócio-Histórico-Cultural (PSHC) de Lev Semenovitch Vigotski (1896-1934) e colaboradores Alexander Romanovich Luria (1902-1977) e Alexei Nikolaievich Leontiev (1903-1979). A gênese dessa Psicologia está centrada no método do Materialismo Histórico-Dialético, desenvolvido por Marx. Para abordar a formação da habilidade de identificar frações utilizamos a Teoria da Atividade de Leontiev e a Teoria da Assimilação das Ações Mentais por Etapas e Formação de Conceitos de Piotr Yákovlevich Galperin (1902-1988). Elegemos algumas categorias de análise para identificar as zonas de sentidos das colaboradoras: historicidade, sentidos e significados, atividade, mediação e afetividade. Utilizamos como procedimento de produção das informações, a entrevista reflexiva e os ciclos de estudos reflexivos. A análise e interpretação das informações foi realizada  através da proposta dos núcleos de significação de Aguiar; Ozella (2006, 2013) e Aguiar Soares e Machado (2015). O resultado da análise e interpretação esta sintetizada em cinco núcleos de significação: As demandas e orientações educacionais: afetações no ensino de fração; As dificuldades e possibilidades no contexto da sala de aula; A atividade de aprendizagens de frações é movida por motivos e necessidades; Atividade de ensino orientada: estratégias que viabilizam processos de aprendizagens e o desenvolvimento do estudante; e Alguns princípios da teoria da Atividade e da teoria de Galperin estão presentes no dia a dia da sala de aula. A pesquisa tem como relevância e contribuições as reflexões de possíveis mudanças nos modelos educacionais tradicionalista, trazendo como uma via para contribuir com a atividade docente, a Teoria da Atividade e a Teoria de Galperin, como um aporte teórico-metodológico na atividade docente e nas aprendizagens dos estudantes, na formação de habilidades de conteúdos escolares. Apresentamos duas proposições: a) sugerimos que os profissionais atuantes nos órgãos educacionais, tendo em vista suas demandas, planejem e executem ações de modo a priorizar as necessidades do contexto escolar; b) propomos a realização de parcerias entre a Secretaria de Educação de Limoeiro do Norte e a Universidade Estadual do Ceará, para viabilizar a realização de estudos e a aplicabilidade das teorias estudadas, via projeto de extensão e/ou curso de formação continuada.

Presidente - 1625 - ANTÔNIA BATISTA MARQUES
Interno - 1653 - JÚLIO RIBEIRO SOARES
Interna - 155.170.714-49 - SILVIA MARIA COSTA BARBOSA - UERN
Externa à Instituição - ELZA HELENA DA SILVA COSTA BARBOSA(SUPLENTE)