Banca de DEFESA: LARISSA FEITOSA MOURA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LARISSA FEITOSA MOURA
DATA : 25/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: DEPENDÊNCIAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
TÍTULO:

 

AS VIVÊNCIAS CONSTITUÍDAS DOS ALUNOS COM BAIXA VISÃO NA RELAÇÃO COM OS PROFESSORES NA TRAJETÓRIA DO ENSINO SUPERIOR


PALAVRAS-CHAVES:

 Psicologia sócio-histórica; vivências; alunos; baixa visão.


PÁGINAS: 247
RESUMO:

Este estudo dissertativo é fruto do Programa de Pós-Graduação em Educação – POSEDUC. A partir dele estabelecemos como objetivo apreender as vivências constituídas pelos alunos com baixa visão na relação significada com os professores no ensino superior, no campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Nosso referencial teórico-metodológico é a Psicologia sócio-histórica de Vigotski e seus colaboradores Luria e Leontiev, dentro dos pressupostos do materialismo histórico dialético de Marx, lançando mão ainda da pesquisa qualitativa. Elegemos algumas categorias de análise, tais como: vivência, sentido, significado, afetividade, mediação e zona de desenvolvimento proximal. Apresentamos o seguinte questionamento: quais são as vivências constituídas pelos alunos com baixa visão na relação com os professores no ensino superior? Também temos por objeto de estudo: As vivências de alunos com baixa visão com os professores do ensino superior. Utilizamos a entrevista semiestruturada como procedimento de produção das informações, e para análise interpretativa das significações optamos pela proposta dos núcleos de significação elaborada por Aguiar e Ozella (2006; 2013) e reelaborada por Aguiar, Soares e Machado (2015). Como resultado, chegamos à articulação de cinco núcleos: 1- vivências significadas: dificuldades e enfrentamentos que constituem a identidade afetiva de sua formação; 2- resistindo à realidade da deficiência e constituindo sua história de superação; 3- tecendo caminhos e produzindo sentidos ao longo das vivências e experiências; 4- subjetividades que se exprimem e sonhos que atravessam a longevidade formativa; - 5- a Universidade como um espaço de vivências e descobertas dos saberes e não saberes da vida e formação. Desse modo, mediante as análises e interpretações, podemos compreender que as vivências constituídas com os professores foram positivas e negativas, cheias de encantos e desencantos, marcadas em sua subjetividade, gerando significações na formação humana e tessituras com histórias de lutas e resistência, carregadas de medos, lágrimas, força, coragem, que fortalecem os enfrentamentos cotidianos para vencer as limitações e necessidades da baixa visão.  

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 155.170.714-49 - SILVIA MARIA COSTA BARBOSA - UERN
Interna - 1625 - ANTÔNIA BATISTA MARQUES
Interno - 1653 - JÚLIO RIBEIRO SOARES
Externa à Instituição - ELZA HELENA DA SILVA COSTA BARBOSA(SUPLENTE)
Externo à Instituição - FÁBIO ALVES GOMES
Notícia cadastrada em: 22/11/2022 12:17
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