Banca de DEFESA: MARIA BEATRIZ FERNANDES

DISCENTE : MARIA BEATRIZ FERNANDES
DATA : 20/12/2022
LOCAL: Sala Multimídia II - Semipresencial

FABRICAÇÃO DISCURSIVA SOBRE OS RESULTADOS DO IDEB NA CIDADE DE PARANÁ-RN: O QUE ENCENAM OS ATORES ESTRATÉGICOS?

IDEB; governamentalidade; controle dos resultados; Análise do discurso.

Esta pesquisa objetiva analisar as práticas discursivas que os profissionais da educação municipal de Paraná/RN (professores, coordenadores pedagógicos, diretores e secretários) exercem sobre os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica na formulação de saberes de negação ou de reforço da lógica produtivista. O corpus de investigação foi construído mediante a realização de uma pesquisa de campo, compreendendo
as duas escolas que fazem parte do cálculo do IDEB na cidade de Paraná/RN. Utilizou-se de grupos focais e entrevistas com enfoque para os atores estratégicos da materialização do discurso: professoras, coordenadoras pedagógicas, diretoras, secretárias e ex-secretárias. Além disso, também analisamos alguns documentos (Plano Municipal de Educação, Plano Estadual de Educação, Plano de Desenvolvimento da Educação, Plano de Metas
Compromisso Todos Pela Educação e os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas), observando nos textos legais a materialidade que os documentos constroem sobre o objeto de discurso do IDEB. Com base no referencial de análise do discurso foucaultiana, trabalhou-se com conceitos como: governamentalidade, discurso, enunciado, prática discursiva e formação discursiva. Os discursos da pesquisa apontam que até 2013 o IDEB era um desconhecido para as secretárias de educação, muitas tomavam conhecimento quando chegavam na secretaria. A partir de 2014 as gestoras que assumem a secretaria exercem uma discursividade que esboça uma maior preocupação com os dados educacionais. Destaca-se um movimento intenso em torno das avaliações externas, no que se refere a preparar os alunos, a ter um conhecimento sobre as matrizes de referência, um cuidado para que os alunos realizem as provas. Entretanto, sobre o IDEB em si, as discursivas são mais latentes, logo, o que chega é apenas o número, as educadoras destacam a falta de preparação para conhecer o índice, a metodologia e de uma discussão mais aprofundada dos impactos que esses dados provocam na realidade educacional. Assim, conclui-se que as práticas discursivas das participantes de pesquisa ressoam por um lado a negação e por outro o reforço da lógica produtivista, pois ao estarem imersos em um sistema de competição nacional, reconhecem as limitações e os desafios que enfrentam para promoção de uma educação mais justa para todos. No entanto, também sentem a necessidade de se adequarem a alguns enunciados da governamentalidade neoliberal como forma de se inserirem na ordem discursiva.

Interno - 8067 - ALLAN SOLANO SOUZA
Interna - 1614 - ARILENE MARIA SOARES DE MEDEIROS