Banca de DEFESA: MÔNICA BARBOSA CANUTO

DISCENTE : MÔNICA BARBOSA CANUTO
DATA : 15/02/2023
LOCAL: Sala multimídia II FE/UERN/ sala virtual

SENTIDOS DE “NOVO” NO ENSINO MÉDIO EM CASCAVEL/CE: ITINERÁRIOS FORMATIVOS, PROTAGONISMO JUVENIL E PROJETOS DE VIDA EM QUESTÃO

Políticas de Currículo. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “novo” Ensino Médio. Ciclo de Políticas.

Esta pesquisa tem como objeto de estudo políticas de/para o ensino médio e como  pergunta de partida: Como vem ocorrendo a produção política em torno do Novo Ensino Médio[1] no município de Cascavel, no estado do Ceará? O objetivo geral é investigar a produção de política em torno do considerado “novo” Ensino Médio no município de Cascavel/CE. Apontamos como objetivos específicos: compreender redes de articulação política em torno de políticas educacionais do ensino médio; investigar sentidos de formação docente e da produção curricular em prol do “novo” Ensino médio em escolas estaduais do município de Cascavel/CE; e analisar como os atores sociais das escolas investigadas ressignificam a BNCC ensino médio nos contextos locais. Consideramos discussões sobre as políticas educacionais do ensino médio, fundada em dispositivos legais a partir do arts. 205º, 210º da Constituição Federal de 1988 (CF/1988) e a Lei de Reforma do ensino médio, Lei 13415/2017 (BRASIL, 2017). Adotamos a compreensão de currículo vinculada à discussão de cultura, apoiadas nos debates realizados em Lopes e Macedo (2011), Lopes (2015), Silva (2016), bem como Costa e Lopes (2018). Por meio de análise qualitativa, buscamos compreender possibilidades de ressignificação da BNCC ensino médio em contextos locais. Como perspectiva de análise das questões propostas, utilizamos a abordagem do Ciclo de Políticas, de Ball e Bowe (1992), pois esta possibilita uma leitura que permeia a circularidade da política, desde sua escrita inicial até sua produção na prática. Paralelamente, fazemos uso da Teoria da Atuação, de Ball, Maguire e Braun (2016) uma vez que essa teoria nos traz maior compreensão do contexto da prática, a partir da análise dos contextos: situados, profissionais, materiais e externos, desta forma, dando voz aos sujeitos envolvidos no processo de produção da política.  Organizamos a produção de dados mediante análise dos seguintes documentos: Lei do Novo Ensino Médio (13415/2017), BNCC ensino médio e Documento de Orientação Curricular Referencial do Ceará (2021). A pesquisa empírica cumpriu-se por meio de entrevista semiestruturada dos sujeitos da pesquisa, com um representante da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 09 (CREDE 09); gestores e docentes de duas escolas de ensino médio, localizadas no município de Cascavel/CE. Destacamos que a política de reforma do ensino médio se configura como parte de uma rede global de influência que se construiu/constrói a partir de uma produção discursiva de que a gestão pública educacional é deficitária. Outrossim, apresentam “soluções” que deixam efeitos na produção curricular e na formação docente.

Presidente - 4243 - MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
Interna - 2473 - MEYRE ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA