Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA FERNANDA PAIVA FERNANDES

LOCAL: Sala virtual

PROCESSOS POLÍTICOS EM TORNO DO NOVO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PILOTO

CIRCUNSCRITAS À 14ª DIREC - UMARIZAL/RN

Novo Ensino Médio. Ciclo de Políticas. Ressignificação.

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a política de reestruturação do Novo Ensino Médio (NEM), instituída através da lei nº 13.415/2017. O objetivo geral trata de analisar como têm se constituído/vêm se constituindo processos políticos em torno do novo ensino médio em duas escolas piloto circunscritas à 14ª DIREC – Umarizal/RN. Nos interessa compreender os processos de significação/ressignificação da política, a forma como os sujeitos organizam, analisam, traduzem e encenam a proposta do NEM; negociações e disputas em torno da flexibilização do currículo. Articulamos aos seguintes objetivos específicos: 1- investigar impactos do NEM nas escolas em pauta; 2- analisar como a DIREC negociou adaptações e tensões junto às equipes escolares para reorganização do currículo e construção do Plano de Implantação de Itinerários Formativos – PIIF 2022 e 3- compreender como a política do novo ensino médio foi atuada pelos profissionais das escolas. Constitui-se como um estudo qualitativo, a partir de levantamento bibliográfico, grupo focal e entrevista semiestruturada; utilizando como aporte teórico metodológico o Ciclo de Políticas (CP) de Ball e Bowe (1992) e a Teoria da Atuação (TA) de Ball, Maguire e Braun (2016); por entender, através do CP, da TA e dos estudos de Lopes e Macedo (2011), Mainardes (2006), Santos e Oliveira (2013), a escola como promotora de política, e não apenas implementadora. Define como lócus duas escolas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte e a 14ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC), responsável pelo assessoramento destas escolas.

Interna - 4243 - MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
Interna - 3332 - MARIA EDGLEUMA DE ANDRADE