Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO HENRIQUE DE LIMA

LOCAL: Sala virtual

POLÍTICAS EM TORNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

DO CEJA EM ARACATI-CE

Ciclo de Política. Contexto da prática. Teoria da atuação. CEJA.

A presente pesquisa tem como objeto de estudo a política no processo de criação e atuação do Centro de Educação e Jovens e Adultos (CEJA), Professor José Hercílio Silvério Virgínio do Município de Aracati/CE, criado pelo Decreto Municipal nº 041/2021 de 07/04/2021 e regulamentado pela Resolução 003/2021 do Conselho Municipal de Educação do Aracati (CME). Tem como objetivo geral analisar, no contexto da prática, produções políticas com e a partir da criação do CEJA, como unidade escolar exclusiva para a oferta de Educação de Jovens e Adultos. São seus objetivos específicos: 1) identificar políticas desenvolvidas pelos sujeitos do CEJA/Aracati-CE; 2) compreender como os sujeitos atuam e se percebem enquanto produtores de política, em meio às dificuldades, resistências e/ou rupturas na perspectiva de uma nova unidade escolar de EJA; 3) identificar e relacionar a atuação dos sujeitos (professores/gestão pedagógica) e a produção política mediante a Proposta Curricular e Pedagógica da instituição. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa conforme apontado na perspectiva de Bogdan e Biklen (1994), apresentando o CEJA Professor José Hercílio Silvério Virgínio/Aracati-CE como ambiente natural e fonte direta de coleta de dados, por meio entrevista semiestruturada, grupo focal e de fontes documentais, a partir dos sujeitos que ali desenvolveram suas atividades. Dialogando com o ciclo de políticas, de Ball e colaboradores (1994; 1998) e com a teoria da atuação de Ball, Maguire e Braun (2016), articuladas aos estudos de Mainardes (2006) e de Lopes e Macedo (2006, 2011), parte da compreensão de que investigar as ressignificações das políticas no contexto escolar é examinar, por exemplo, suas relações, apropriações e interdependências, e que contextualmente, políticas são processos construídos em estreita relação com as vontades e os interesses dos sujeitos que atuam naquele espaço.

Presidente - 4243 - MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
Interno - 5403 - FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA