RELAÇÕES DE GÊNERO NA REVISTA PEDAGOGIUM: REPRESENTAÇÕES DE EDUCAÇÃO FEMININA (RIO GRANDE DO NORTE, 1921-1927)
Palavras-chave: História da Educação; Revista Pedagogium; Representações; Educação Feminina
Com o presente trabalho almejamos identificar as representações de educação feminina a partir do olhar sob a Revista Pedagogium. Elencamos objetivos acerca da problemática em questão, I - Investigar elementos circunscritos às discussões de gênero na Revista Pedagogium; II - Identificar especificidades relacionadas à educação feminina nos textos disseminados na Revista Pedagogium; III - Analisar representações sobre educação feminina construídas no âmbito da Associação de Professores do Rio Grande do Norte/APRN e expressas na Revista Pedagogium. Essa é uma pesquisa historiográfica que utiliza a Revista Pedagogium como fonte escolhida com base nas inquietações sobre a educação feminina da época, considerando que a Revista foi um importante veículo de produção e disseminação de ideias no campo educacional. A Revista Pedagogium caracteriza-se como possibilidade de comunicação particular dos professores do Estado do Rio Grande do Norte e foi criada pela Associação de Professores do Rio Grande do Norte/APRN. Nestor dos Santos Lima foi o primeiro diretor da Revista Pedagogium, outros nomes como Amphilóquio Câmara, Luiz Soares e Francisco Veras também estiveram na direção da Revista em outros anos. A Revista encontra-se arquivada no acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN)4. Esta revista simbolizava um meio pelo qual os professores podiam articular e prosperar seus ideários, pensamentos e reflexões sobre o que acontecia politicamente no período e propunham problematizações acerca da educação, especialmente, e suas vertentes. Neste trabalho realizamos investigação histórico-cultural com ênfase na pesquisa com fontes históricas, trabalhamos com conceitos e categorias de estudo nesta pesquisa, dentre os quais destacamos: o conceito de Gênero, atrelado à história social das mulheres, por Louise Tilly (1990).