Banca de DEFESA: KASSIO WAGNER DA SILVA MEDEIROS

DISCENTE : KASSIO WAGNER DA SILVA MEDEIROS
DATA : 24/02/2023
LOCAL: Faculdade de Educação/UERN Plataforma Google Meet

A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA REDE MUNICIPAL DE PENDÊNCIAS/RN.

Formação continuada de professores. Língua Portuguesa. Cotidianos escolares. Rodas de conversa.

Este trabalho acerca de formação continuada de professores, tem por objetivo compreender como vem ocorrendo processos de formação continuada de professores de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Pendências/RN, identificando conflitos existentes entre o que é proposto pedagogicamente e a realidade vivenciada nos cotidianos escolares, bem como refletir a partir das repercussões geradas pela presença/ausência de formação continuada na referida rede municipal de ensino. Assumimos como abordagem metodológica, a pesquisa de cunho qualitativo amparados em Chizzott (2014) e como procedimento as rodas de conversa, tomando por referência os estudos de Carvalho, Silva, Delboni (2019); Sussekind (2019); Garcia, Rodrigues, Emilião (2019); Alves, González-Monteagudo (2019), que entre outras questões, colaboraram com a construção de reflexões acerca da questão problematizadora da pesquisa: quais processos formativos os professores de Língua Portuguesa, anos finais do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino de Pendências dispõem para realizar o seu trabalho docente? A problematização assumiu como fundamento teórico os estudos cotidianos com Alves (2008, 2019) e Oliveira (2008, 2015), que epistemologicamente se amparam em Certeau (2014) para traduzir acontecimentos táticos, não autorizados pela racionalidade dominante. As reflexões construídas nos levaram a crer que a formação continuada, do ponto de vista da política de texto, é ausente e compromete o trabalho dos professores; e enquanto processo cotidiano, é possível reconhecer outros movimentos de ruptura que se caracterizam enquanto ação formativa emergente.

Presidente - 5403 - FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA
Interna - 7980 - SARA RAPHAELA MACHADO DE AMORIM